Novo boletim médico confirma ‘alguns estímulos’ de Pedro Severino, do Bragantino
Atacante se transferiu ao hospital de Ribeirão Preto na manhã de quinta-feira (6) após interrompimento do protocolo de morte cerebral
Jogada 10|Do R7

O Hospital Unimed de Ribeirão Preto divulgou, na manhã desta segunda-feira (10), um novo boletim médico sobre o estado de saúde de Pedro Severino. Segundo o comunicado, o jogador do Bragantino “apresenta reações a alguns estímulos, como tosse e respiração” e permanece em estado grave, mas estável.
Severino permanece sedado e sob medidas de neuroproteção na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. O jovem chegou à unidade de Ribeirão Preto na manhã da última quinta-feira (6), após interrompimento do protocolo de morte cerebral no hospital em Americana.
Pedro Severino se envolveu em um acidente de trânsito na manhã de terça-feira, 4, no km 127 da Rodovia Anhanguera, em Americana. O jovem estava no banco do passageiro no momento do choque contra a traseira de um caminhão e sofreu traumatismo craniano com a batida. Aguinaldo Romero Lago, de 57 anos, motorista particular que levava os jogadores do Bragantino de Ribeirão Preto para o Centro de Treinamento em Atibaia, afirmou à polícia que dormiu ao volante.
Boletim médico na íntegra
“A Unimed Ribeirão Preto informa que o jogador Pedro Henrique Severino, de 19 anos, segue internado no Hospital Unimed Ribeirão Preto sob cuidados médicos na Unidade de Terapia Intensiva. Nas últimas 24 horas, seu quadro clínico permaneceu estável e grave, porém com reações a alguns estímulos, como tosse e respiração.
O paciente continua sob sedação e com medidas de neuroproteção, conforme protocolo adotado pela equipe médica coordenada pelo Dr. Gil Teixeira. Desde sua transferência para o hospital, no dia 6 de março, Pedro Severino recebe atendimento especializado e de alta complexidade de uma equipe multiprofissional composta por intensivistas, neurocirurgiões e demais profissionais de saúde envolvidos. O acompanhamento segue de forma intensiva, garantindo todo suporte necessário ao paciente e à sua família.”
Transferência de hospital
Logo assim que chegou à Unidade da Unimed, o hospital informou que Pedro estava sendo submetido à “uma série de exames de imagem e monitoramento de funções cerebrais liderados pelo médico Dr. Gil Teixeira”.
“A Unimed Ribeirão Preto informa que o paciente Pedro Henrique Severino, jogador de futebol, de 19 anos, segue em cuidados médicos na Unidade de Terapia Intensiva, onde passa por uma série de exames de imagem e monitoramento de suas funções cerebrais. Esclarecemos que o paciente apresenta reflexos que correspondem à presença de funcionamento do cérebro. A gravidade do trauma craniano requer ainda recursos intensivos do tratamento aplicado pela equipe médica. Portanto, o caso segue estável, porém grave”, diz o comunicado
Protocolo de morte cerebral
O Hospital Municipal de Americana comunicou o início do procedimento às 16h30 da última terça-feira, com duração de 24 horas, e o interrompeu na quarta, 5. A paralisação ocorreu após Severino apresentar um “quadro de reflexo de tosse presente” diante da retirada parcial da sedação.
O Conselho Federal de Medicina define três procedimentos obrigatórios para determinação o óbito encefálico: dois exames clínicos que comprovem a ausência de percepção; ausência de movimentos respiratórios após estimulação máxima e exame complementar que comprove ausência de atividade encefálica. Últimas Visando a disputa da Copa do Mundo de 2026, o camisa 10 permanecerá no Peixe na próxima temporada; saiba detalhes Tricolor deseja antecipar a chegada do atleta, e pode envolver jogadores na negociação Jogador argentino tem 27 anos e defende o clube norte-americano desde 2023 Negociação envolve transferências definitivas e divisão de direitos econômicos Brasileiro enfrenta intervenção cirúrgica para inserção de cateter e explica ao jornal espanhol espanhol AS, que segue em observação Dívida do Glorioso junto ao Atlanta United, pela contratação de Thiago Almada, resultou na punição Cassano afirma que Ibrahimovic era favorável ao retorno, mas Massimiliano Allegri não concordou com a possível contratação Parceria com a FPF substitui a Sicredi e rebatiza a competição como Paulistão Casas Bahia, com pacote amplo de ativações Lateral-direito segue no futebol português após recuperação de lesão e permanece fora dos planos imediatos do Tricolor Peixe não deve facilitar venda do goleiro para o Rubro-Negro, que já tem plano B para caso não aconteça acerto entre as partes O Oxford, que está na zona de rebaixamento da Championship, chega a 76 jogos sem bolana marca da cal Proposta defendida por Arsène Wenger prevê que infração só seja marcada quando o jogador estiver totalmente à frente do defensor Novo executivo de futebol atua à distância, prioriza renovações e aguarda fim do transfer ban para avançar no planejamento Tricolor tenta blindar o futebol enquanto define contratações, oficializa chegadas e promove saídas, enquanto política entra em crise Apesar da manutenção da dupla Gustavo Gómez e Murilo, setor teve oscilações em 2025 e deve passar por mudanças pontuais no próximo ano
Santos acerta renovação de contrato com Neymar

São Paulo encaminha pré-contrato com o lateral Lucas Ramon, do Mirassol

Palmeiras faz consulta pelo meia Martin Ojeda, do Orlando City

São Paulo oficializa acordo com River Plate por Galoppo, Enzo Díaz e Tapia

Pentacampeão, Roberto Carlos passa bem após cirurgia no coração: ‘Sob vigilância constante’

Botafogo sofre transfer ban da Fifa e está proibido de registrar jogadores por três janelas

Ex-Milan revela que técnico barrou volta de Thiago Silva: ‘Fechou com três cadeados’

Casas Bahia assume naming rights do Campeonato Paulista em 2026

São Paulo acerta novo empréstimo de Moreira ao Porto

Flamengo prepara proposta por Gabriel Brazão, do Santos

Time da segundona inglesa completa 600 dias sem ter um pênalti sequer a seu favor

Fifa avalia mudar regra do impedimento e estuda critério mais favorável aos atacantes

Sem ir ao CT, Marcelo Paz inicia trabalho no Corinthians com foco em contratos

Entre crise política e planejamento esportivo, São Paulo acelera reformulação para 2026

Defesa irregular faz Palmeiras ligar o alerta e projetar reforços para 2026
