Manga: Brasil perde o terceiro goleiro com mais títulos no futebol do país
Ídolo do Botafogo e do Internacional conquistou 25 títulos de expressão numa época em que se disputava menos competições
Jogada 10|Do R7

O ex-goleiro Manga morreu, nesta terça-feira (8), aos 87 anos, e levou com ele um currículo com incríveis 25 títulos de expressão ao longo da carreira. Para homenageá-lo, o site “Torcedores.com” foi atrás para descobrir onde se encontra o eterno ídolo do Botafogo e do Internacional, campeão do mundo com a Seleção, no ranking de goleiros brasileiros com mais títulos conquistados. E notou que Manga é o terceiro goleiro mais vencedor da história do futebol do Brasil.
Metodologia
A pesquisa levou em consideração, então, todos os títulos de expressão de todos os goleiros convocados para a Seleção Brasileira em todas as Copas do Mundo e também outros nomes que fizeram história no futebol brasileiro, mas que não defenderam a Seleção em Mundiais, casos de Fábio, Raul Plassmann, Danrlei, Clemer e Helton, entre outros. No total, o estudo analisou 63 nomes.
A publicação não considerou títulos não oficiais e nem títulos oficiais menores de âmbito estadual, como Torneio Início e turnos de estaduais. Títulos de Segunda Divisão também não foram anotados.
Manga atrás apenas de Júlio César e Dida
Manga, assim, conquistou 25 títulos de expressão numa época em que se disputava menos competições. Afinal, nos anos 1960 e 1970, o calendário do futebol brasileiro e mundial não era inchado como atualmente é. Ainda assim, ele se coloca como o terceiro goleiro com mais títulos da história do Brasil. Apenas Júlio César e Dida levantaram mais taças do que ele.
Júlio César conquistou 31 títulos em passagens por Flamengo, Internazionale e Benfica. Dida também foi multicampeão, levantando troféus por Vitória, Cruzeiro, Corinthians, Milan e Internacional.
Os três, aliás, têm em comum o fato de terem sido campeões por muitos times. Manga, além de ter feito história com a camisa do Botafogo, foi ídolo também no Internacional, no Nacional (URU) e no Barcelona (EQU). Foi campeão também por Sport, Grêmio, Operário-MS e Coritiba.
Perto de Manga em atividade, apenas Ederson e Fábio
Manga foi o goleiro mais vitorioso do futebol brasileiro até o século 21, quando Júlio César e Dida começaram a construir suas carreiras no futebol. Foram mais de duas décadas como o goleiro mais vencedor da história do Brasil.
Atualmente, apenas dois goleiros em atividade estão perto de Manga e ameaçam seu lugar como o terceiro goleiro mais vitorioso do futebol brasileiro: Ederson e Fábio.
O jogador do Manchester City soma 24 títulos na carreira. Aos 31 anos e ainda jogando em alto nível, é bem provável que consiga empatar com Manga e até, enfim, superá-lo, seja atuando pelo time inglês ou por outra equipe.
Já o goleiro Fábio, do Fluminense, tem menos chances para tentar alcançar Manga. Com 21 títulos na carreira, já tem 44 anos e ainda por cima o tricolor não desponta como favorito a vencer competições na temporada.
Os dez goleiros mais vitoriosos da história do futebol brasileiro:
1 – Júlio César (1997-2018) – 31 títulos
2 – Dida (1992-2015) – 26 títulos
3 – Manga (1955-1982) – 25 títulos
4 – Gilmar (1951-1969) – 24 títulos
5 – Ederson (2011 – em atividade) – 24 títulos
6 – Hélton (1998 – 2021) – 23 títulos
7 – Rogério Ceni (1990 – 2015) – 21 títulos
8 – Raul Plassmann (1963-1983) – 21 títulos
9 – Fábio (1997 – em atividade) – 21 títulos
10 – Clemer (1987 – 2010) – 19 títulos
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.