Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Irã pretende boicotar sorteio da Copa do Mundo 2026 por falta de vistos dos Estados Unidos

Apenas quatro membros da delegação iraniana conseguiram vistos para o evento, dia 5, e decidiramm se ausentar

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

  • Google News
Só quatro integrantes da delegação iraniana conseguiram vistos para o sorteio da Copa REUTERS/Anna Rose Layden TPX IMAGES OF THE DAY

O sorteio da Copa do Mundo 2026 ocorre no próximo dia 5 de dezembro, entretanto não deve contar com representantes do Irã. Afinal, parte da delegação teve seus vistos de entrada nos Estados Unidos negados, de acordo com o porta-voz da federação iraniana, Amir Mehdi Alavi, à televisão local.

“Informamos à Fifa de que as decisões tomadas não estão relacionadas com o esporte e que os membros da delegação iraniana não participarão do sorteio do Mundial”, disse Alavi.


Segundo o jornal iraniano Varzesh 3, apenas quatro integrantes da delegação conseguiram os vistos. Entre eles, Amir Ghalenoei (treinador), Mehdi Kharati (diretor-executivo), Omid Jamali (diretor de relações internacionais) e Amir Mehdi Alavi (porta-voz). Por outro lado, entre os que não conseguiram está o presidente da federação iraniana, Mehdi Taj.

Vale lembrar que Estados Unidos e Irã vivem uma tensa relação há décadas, que foi agravada em junho deste ano. Isso ocorreu logo após os ataques norte-americanos a instalações nucleares iranianas.


Por meio do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o governo iraniano demonstrou preocupação com a recusa de vistos recentemente. Até porque não é algo inédito, visto que a seleção do Irã de Polo não recebeu permissão para participar do Mundial da modalidade nos EUA. O país também barrou a entrada de diplomatas iranianos que viajaram para Nova Iorque para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Meses atrás, o atacante iraniano Mehdi Taremi, quando defendia a Inter de Milão, não pode disputar o Mundial de Clubes dos EUA. Isso ocorreu por causa do bloqueio ao espaço aéreo do país devido aos ataques a Israel.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.