Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Fifa oficializa sedes da Copa do Mundo de 2030 e 2034

Entidade definiu que Espanha, Portugal e Marrocos, vão sediar o evento em 2030; mundial seguinte será disputado na Arábia Saudita

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Fifa define sedes da Copa de 2030 (Portugal, Espanha e Marrocos) e 2034 (Arábia Saudita) Divulgação Fifa

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (11), as sedes das duas próximas Copas do Mundo. Em 2030, o mundial será disputado em Marrocos, Espanha e Portugal. Contudo, três jogos serão disputados no Uruguai, Argentina e Paraguai, uma partida em cada país, como parte do que a Fifa chama de Celebração do Centenário, pelos cem anos do primeiro Mundial. Já em 2034, a competição será na Arábia Saudita.

As sedes foram confirmadas no Congresso Extraordinário da Fifa. Todas as candidaturas já estão aprovadas pelas inspeções técnicas. Aliás, chamou a atenção que as candidaturas não tiveram concorrentes. Assim, o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, apenas cumpriu o protocolo de divulgar os locais das próximas Copas.

Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes oficiais da Copa de 2030. Contudo, três jogos vão acontecer na Argentina, Uruguai e Paraguai, sendo apenas um embate em cada país. Estas partidas são uma forma de celebrar os cem anos do primeiro Mundial, realizado no Uruguai, em 1930.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, esteve no congresso e discursou, dizendo que era “um dia histórico para o futebol”, citando o Mundial de 1930. Os presidentes das federações argentina, uruguaia e paraguaia também falaram.


A candidatura da Copa de 2030 propõe, em sua fase principal, jogos em 20 estádios (11 na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal) de 17 cidades, sendo nove espanholas, seis no Marrocos e duas em Portugal (Lisboa e Porto).

Fifa define Arábia Saudita como sede em 2034

Já em 2034, a Copa será disputada na Arábia Saudita. Aliás, o país era o único concorrendo para ser sede do Mundial. Contudo, a candidatura sofre críticas de organismos internacionais de direitos humanos, que cobram da Fifa que não realize a competição no país. A Noruega, por exemplo, reclamou formalmente da escolha.


Contudo, a Fifa definiu mesmo assim a Arábia Saudita como sede. O país propõe jogos em 15 estádios de cinco cidades do país (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O estádio King Salman, em Riade, acabou sendo escolhido para receber o jogo de abertura e a final.



Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.