Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Fifa anuncia punições esportivas em casos de racismo

Entidade obriga as 211 filiadas incluírem 'sanções próprias e severas' contra atos racistas em seus códigos disciplinares

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Jose Jordan/AFP via Getty Images

A Fifa anunciou, nesta quinta-feira (16), que vai adotar punições esportivas em casos de racismo no futebol. Durante um congresso anual, em Bangcoc, na capital da Tailândia, a entidade apresentou o ‘Global Stand Against Racism’, na qual obriga suas 211 filiadas a incluírem, em seus códigos disciplinares, artigos específicos para enquadrar crimes de racismo com “sanções próprias e severas”, incluindo o encerramento do jogo. Ou seja, o time associado ao ato racista vai sair de campo com a derrota.

Além disso, outra novidade anunciada pela Fifa é a criação de um gesto específico que consiste em cruzar os braços na altura dos punhos, para alertar árbitros sobre insultos racistas. Dessa maneira, a entidade afirma que deve “parar, suspender e cancelar jogos em caso de atos racistas”.

A Fifa quer que os comportamentos racistas acabem sendo considerados ofensas criminais em todos os países. Ao mesmo tempo, irá pedir que sejam aplicadas sanções severas nos locais onde o racismo já é criminalizado.

LEIA MAIS: Fifa escolhe sede da Copa do Mundo Feminina nesta sexta. Brasil no páreo

Publicidade

Por fim, a entidade vai promover iniciativas didáticas junto de escolas e governos, com objetivo de alcançar “um futuro desprovido de racismo”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.