Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Estádio na Argentina será batizado com nome do Papa Francisco

Pontífice morreu na madrugada da última segunda-feira (21), e funeral ocorrerá na manhã do próximo sábado em procissão pelo Vaticano...

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Foto: Divulgação/Presidência da República do México

O San Lorenzo oficializou, na manhã desta terça-feira (22), a intenção de nomear seu novo estádio de ‘Papa Francisco’ – torcedor célebre do clube argentino. A decisão ocorre cerca de 24 horas após a morte do pontífice e servirá como homenagem para batizar a arena — localizada no bairro de Boedo —, que terá capacidade para 50 mil pessoas. O líder religioso sofreu um AVC seguido de insuficiência cardíaca.

Torcedor confesso do San Lorenzo, Jorge Mario Bergoglio — nome de batismo do papa — teve sua morte confirmada pelo Vaticano na madrugada de segunda-feira (21), por volta de 2h35 (da Argentina) aos 88 anos. O clube argentino, aliás, esteve entre os primeiros a se manifestarem sobre o falecimento de Francisco nas redes sociais.

Marcelo Moretti, presidente do clube, revelou que o Papa Francisco autorizou a homenagem ainda em vida, durante um encontro em setembro de 2024. “Fui visitá-lo como representante institucional. Levei muitos presentes do time e pedi autorização para que o novo estádio levasse seu nome. Ele aceitou e o fez com grande emoção”, declarou ao jornal espanhol Marca.

O novo estádio substituirá o histórico Viejo Gasómetro — demolido nas décadas passadas. Apresentado em 2021, o planejamento inicial previa entrega para 2023, mas, em virtude de atrasos, agora está agendado para 2026.


Funeral do Papa Francisco

O Vaticano confirmou a realização do funeral de Francisco para este sábado (26), às 05h (de Brasília), na Basílica de São Pedro. A cerimônia de despedida do pontífice ficará sob responsabilidade do cardeal Giovanni Battista — já conforme alterações em tiros funerários previstos pelo papa.


O trasladado do corpo iniciará na Capela de Santa Marta na quarta-feira (23), às 4h (de Brasília), e passará em procissão por outras duas praças — Santa Marta e a Praça dos Protomártires Romanos — até a entrada central da basílica. Por lá, permanecerá exposto ao público para as homenagens finais. Este era o desejo de Francisco.

A reforma promovida por Francisco, pouco antes de sua morte, aboliu o uso dos tradicionais três caixões e a exibição do corpo em urna elevada. O papa optou por substituí-los por um caixão único de madeira com revestimento de zinco e um pano branco sobre o rosto do papa após a exposição. As cerimônias, por sua vez, seguem o rito previsto no “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”. Além disso, contarão com etapas litúrgicas que enfatizam o papel pastoral de Francisco, em vez de elementos de poder temporal.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.