Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Esposa de Éder Militão compartilha reação inusitada do zagueiro ao apagão na Europa

Tainá Castro revelou como soube da postura do marido através de um vídeo publicado nas redes sociais

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Foto: Reprodução/Instagram Jogada 10

Uma queda geral de energia — com causas ainda desconhecidas —deixou a Europa à beira do caos nas últimas horas. Acontece que nem todo mundo reagiu ao episódio com a mesma aflição e teve até quem tirou um tempinho para ‘aproveitar’ a vida off. Caso, por exemplo, do zagueiro Éder Militão, do Real Madrid.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Tainá Castro, esposa de Militão, relatou sobre a forma inusitada que o marido encontrou de lidar com o caos, enquanto ela se preocupava. “Eu preocupadíssima com eles, pois não sei se conseguiram fazer almoço ou se tinha comida, sei lá. Aí consegui falar com o chefe, que conseguiu internet em um ponto lá da Madrid e ele me disse que está tudo bem. Eles estão fazendo sabe o que? Soltando pipa (risos). A gente aqui preocupadíssimo, e eles soltando pipa o dia inteiro”, contou de forma bem-humorada.

Éder defende o Real Madrid desde julho de 2019, e Tainá se mudou para viver com ele na Espanha em 2024. Antes, o zagueiro mantinha relacionamento com Karoline Lima, mãe de sua filha, enquanto Castro era casada com Léo Pereira, do Flamengo — atual namorado da ex de Militão.


O que se sabe sobre o apagão

O apagão ocorrido na segunda-feira (28) gerou uma série de dificuldades em Portugal, Espanha, Andorra e partes da França. Contudo, informações locais garantem que a energia elétrica retornou quase em sua totalidade na manhã de terça-feira (29), mas os impactos permaneceram visíveis em diversos setores.


Na Espanha, país em que vive o zagueiro, as autoridades precisaram decretar estado de emergência. Estações de trem suspenderam atividades, houve cancelamento de mais de 500 voos e escolas também fecharam as portas. Aliás, os transtornos chegaram até o Aberto de Tênis de Madri, que precisou ser interrompido.

Enquanto isso, em Portugal, relatos mostraram que os semáforos pararam de funcionar — ocasionando sérios congestionamentos. Lojas e restaurantes ficaram sem luz, e caixas eletrônicos foram rapidamente esvaziados, visto que o sistema de pagamento online também acabou comprometido​.


Causas

As autoridades descartam a hipótese de um ataque cibernético, cogitado inicialmente. Tanto o governo de Portugal, através de sua agência de cibersegurança, quanto a operada de energia da Espanha garantiram que não há qualquer evidência de ações hostis no apagão.

De acordo com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, o evento teve início com a perda abrupta de 15 gigawatts de geração de eletricidade em apenas cinco segundos. Esse número corresponde a cerca de 60% da demanda nacional. A instabilidade causou a ruptura da interligação elétrica entre Espanha e França, principalmente na região dos Pireneus​.

Eduardo Pietro, chefe de operações da Red Eléctrica (Espanha), explicou que houve uma desconexão entre dois sistemas de geração. Após a primeira falha, a rede ainda se recuperou, mas o segundo evento gerou a interrupção total do fornecimento para toda a Península Ibérica. A hipótese mais forte trata sobre uma falha em sistemas de geração solar como causa do problema, embora ainda estejam sendo conduzidas investigações para confirmação​.

Consequências para a população

Mesmo após a retomada parcial da energia, os reflexos do apagão continuaram a impactar a vida dos torcedores e moradores. Trens operaram com capacidade reduzida, e longas filas se formaram em estações e caixas eletrônicos. Aliás, muitas pessoas precisaram caminhar longas distâncias para retornar às suas casas, diante da falta de transporte público​.

No setor comercial, o abastecimento foi comprometido em diversas cidades. Supermercados ficaram com prateleiras vazias, e muitos estabelecimentos só conseguiam realizar vendas em dinheiro, devido à falha nos sistemas de pagamento eletrônico. Conforme relato de moradores, a dificuldade em adquirir alimentos e bens básicos foi uma preocupação imediata​.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.