De Neymar e Ronaldinho Gaúcho: Netflix anuncia próximos documentários no catálogo
Astros ganharão obras de alto nível, com abordagens distintas; a do camisa 10 do Santos, por exemplo, terá foco em seu retorno ao Brasil...
Jogada 10|Do R7

A Netflix Brasil anunciou oficialmente uma nova leva de produções nacionais, e o esporte ganhou protagonismo na lista. Dois dos principais nomes da história recente do futebol brasileiro, Neymar e Ronaldinho Gaúcho, serão personagens centrais de documentários exclusivos que integram o pacote de dez lançamentos da plataforma de streaming voltados ao mercado brasileiro.
O projeto sobre Neymar abordará seu retorno ao Santos e os impactos disso em meio ao cenário turbulento da equipe. Já a produção do ‘Bruxo’, adotará uma proposta distinta, num tom mais leve. A ideia para Ronaldinho se baseia em uma abordagem bem-humorada e descontraída da carreira do ex-jogador.
Ainda não há detalhes sobre o cronograma de gravações, tampouco estreias dos projetos. Porém, a plataforma trabalha com intuito de oferecer mergulhos nas jornadas dos astros, com depoimentos de colegas, imagens e trechos inéditos pessoais e profissionais dos craques.
Documentário sobre Neymar
A obra dedicada a0 camisa 10 do Santos contará os bastidores dos anos recentes do clube — desde a morte de Pelé até o rebaixamento. A luta pelo retorno à elite do futebol nacional também ganhará espaço na obra. O enredo se concentrará na missão do ídolo de resgatar a identidade vencedora do time que o projetou mundialmente.
A Netflix confirmou que o documentário contará com entrevistas exclusivas, materiais inéditos e uma narrativa emocional sobre a reconstrução do clube. Isso, evidentemente, alinhado à imagem do jogador após um período marcado por lesões e questionamentos.
Dirigido por David Charles Rodrigues, o filme também funcionará como um retrato do impacto cultural do astro no futebol brasileiro. A ideia também passa por exibir parte da pressão envolvida em vestir novamente a camisa do Santos, especialmente em crise.
Acordo financeiro
A diretoria santista confirmou que a parceria com a Netflix trará recursos financeiros diretos ao clube. O Peixe, por sua vez, deverá utilizar parte da verba na manutenção do vínculo contratual com o atleta. Isso porque o acordo vigente se encerra em 30 de junho, e a equipe ainda pagará ao menos R$ 105 milhões ao jogador.
Produções contam com direção de alto nível
Os dois documentários contarão com envolvimento de produtoras consagradas. A obra sobre o Santos e seu 10 está sob responsabilidade da Netflix em parceria com o próprio clube. Já a série sobre Ronaldinho acontece junto à Boutique Filmes, especializada em biografias com linguagem contemporânea.
Além disso, outros gigantes da produção audiovisual também participam dos projetos gerais anunciados. A Gullane, responsável por “Senna”, e a O2 Filmes, conhecida por “Cidade de Deus”, atuam em documentários e séries complementares. Entre elas, “Brasil 70 – A Saga do Tri”, que revisita a campanha histórica do tricampeonato mundial da Seleção com Pelé, Jairzinho, Tostão e Carlos Alberto.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.