Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Corinthians corre risco de ficar fora da Copa do Brasil de 2025

Eliminação precoce no Estadual pode tirar equipe da competição nacional no ano que vem. Timão precisa de um título em 2024 para ficar...

Jogada 10|

Foto: Alan Aráujo/Água Santa
Foto: Alan Aráujo/Água Santa Foto: Alan Aráujo/Água Santa (Jogada 10)

A eliminação precoce do Corinthians no Campeonato Paulista pode afetar bastante a equipe em uma competição futura. Afinal, por não ter se classificado para as quartas de final, o Timão pode não entrar na Copa do Brasil de 2025. Ficar fora do torneio pode afetar não só o calendário como os cofres do clube.

A mudança no regulamento da CBF para a distribuição das vagas pode prejudicar o Timão em 2025. A entidade decidiu concentrar a distribuição de vagas por estados, a fim de valorizar as competições locais, que têm perdido prestígio e espaço no calendário nos últimos anos.

Ao estado de São Paulo são destinadas seis vagas. A Federação Paulista de Futebol (FPF) as dividiu em cinco via Campeonato Paulista e uma para o campeão da Copa Paulista. Os quatro semifinalistas garantem automaticamente uma vaga no torneio, enquanto o time de melhor campanha que acabe eliminado nas quartas de final completa a quinta vaga.

O Corinthians pode optar por jogar a Copa Paulista este ano e brigar por uma vaga. A última vez que o Timão disputou a competição foi em 2019. Contudo, o clube mandou uma equipe sub-23.

Publicidade

Como o Corinthians pode conseguir uma vaga para a Copa do Brasil de 2025

Assim, para o Alvinegro conseguir a classificação para a Copa do Brasil de 2025, três cenários são possíveis. Sempre dependendo de seu próprio desempenho. Afinal, o Corinthians precisa: vencer a Copa do Brasil desta temporada ou a Sul-Americana. Além disso, também pode conseguir a vaga se classificando para a Libertadores através do Brasileirão.

Ou seja, diante disso o Corinthians precisaria ser campeão de, pelo menos, um dos três campeonatos que ainda tem em disputa na sequência da temporada. No pior cenário, o clube teria de garantir a classificação para a próxima edição da Libertadores.

Publicidade

Se Palmeiras, Bragantino ou São Paulo conseguirem fazer um desses três feitos mencionados, abre-se uma vaga extra através do Campeonato Paulista. Contudo, como o Corinthians terminou na décima colocação da classificação geral, a equipe não ficaria com esta vaga.

Para seguir com a missão de se garantir na competição no ano que vem, o Corinthians já tem um jogo decisivo nesta semana. O Timão encara o São Bernardo nesta quinta-feira (14), às 20h, no estádio Primeiro de Maio, em jogo único e eliminatório, válido pela segunda fase da Copa do Brasil.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.