Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Confira os principais times de Coquimbo, cidade que receberá partida do Flamengo

O Flamengo irá enfrentar o Palestino no Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso, a casa do Coquimbo Unido

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Foto: Lucas Bayer / Jogada10

O Flamengo entra em campo nesta terça-feira (5), no Chile, para enfrentar o Palestino. No entanto, a partida, válida pela Libertadores, acontecerá longe da casa do time chileno. Afinal, a sua casa, o Estádio de La Cisterna, foi vetado pela Conmebol por conta da má qualidade do gramado. Dessa forma, o jogo acontecerá a cerca de 460 km de Santiago, no Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso. O Jogada10 mostra para você a história do futebol na cidade de Coquimbo.

Coquimbo conta com duas grandes equipes, o Coquimbo Unido e o La Serena. O primeiro, aliás, que é o dono do estádio que receberá o Flamengo, é o mais popular da cidade e disputa a elite do futebol nacional. Em contrapartida, o La Serena joga a segunda divisão local.

Piratas e aurinegros: conheça a história do Coquimbo

Publicidade

Fundado em 1958, o Coquimbo surgiu da junção de dois clubes: Coquimbo FC e Unión FC. A melhor fase do time no decorrer de seus 65 anos foi em 1991, quando terminou o Campeonato Chileno na segunda posição. Aliás, com a colocação, disputou a Libertadores do ano seguinte, enfrentando Newell’s Old Boys, San Lorenzo, Universidad Católica e Colo-Colo na fase de grupos.

Já na segunda divisão, o Coquimbo foi campeão das edições de 1962 , 1977, 2018 e 2021. Atualmente, a equipe disputa a Sul-Americana, e está no grupo do Red Bull Bragantino. No primeiro duelo com o time brasileiro, perdeu por 1 a 0.

Publicidade

Por conta da tradição de peritas e na lenda dos tesouros perdidos na cidade, os torcedores do Coquimbo Unido são conhecidos como Piratas. Aliás, ele está presente no próprio escudo do clube.

Os Granates do La Serena

Publicidade

Com o nome que leva a capital da cidade, o La Serena, principal rival do Coquimbo, tem um título para chamar de seu. Afinal, diferentemente do outro grande time local, a equipe tem, em seus 68 anos, o título da Copa Chile, de 1960. Além disso, tem três titulo da segunda divisão (1957, 1987 e 1996).

Aliás, no início de sua história, o La Serena era apresentado como a seleção de futebol da cidade de La Serena, conquistando três títulos do torneio nacional de futebol amador (1949, 1951 e 1954).

Os torcedores do La Serena são conhecidos como “Granates”, ou seja, granadas. Além disso, os membros da barra-brava, que no Brasil conhecidos como torcida organizada, são os “Papayeros”.

Retrospecto entre as equipes

Coquimbo Unido e La Serena já se enfrentaram em 94 oportunidades, com vantagem no retrospecto para os piratas. Foram 38 vitórias do Coquimbo, contra 24 do La Serena e 32 empates.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.