Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bundesliga não terá capital estrangeiro por pressão das torcidas

Protestos de torcedores de diferentes clubes nas últimas semanas faz DFL desistir de receber investimentos na Bundesliga

Jogada 10|

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram (Jogada 10)

A pressão popular teve seu impacto: a Deutsche Fussball Liga (DFL), entidade responsável pela organização das duas principais divisões do futebol alemão, anunciou nesta quarta-feira (21) sua decisão de suspender o processo de busca por investimento estrangeiro, após intensos protestos das torcidas de diversos clubes do país em jogos da Bundesliga.

Em dezembro do ano passado, a DFL afinal aprovara a possibilidade de vender 8% dos direitos comerciais da Bundesliga 1 e 2 para investidores externos. Esses direitos, incluindo transmissões e outras propriedades comerciais, seriam dos investidores por um período mínimo de 20 anos. Em troca disso, entraria nos caixas cerca de 1 bilhão de euros (R$ 5,3 bilhões).

Contudo, uma onda de manifestações por parte das torcidas, tanto nas principais ligas quanto nas divisões inferiores, tomou conta do futebol alemão. Vários jogos foram interrompidos, em alguns casos mais de uma vez, como ocorreu na partida entre Bochum e Bayer de Munique. Os torcedores utilizaram bolas de tênis, moedas de chocolate e até aviõezinhos para expressar seu descontentamento.

Diante desse cenário, havia o receio de cancelamento de jogos da Bundesliga. O anúncio da decisao de suspender o processo de busca por investimento estrangeiro aconteceu após uma reunião extraordinária realizada em Frankfurt.

Publicidade

LEIA MAIS:Confira a classificação do Campeonato Alemão.

Hans-Joachim Watzke, porta-voz da direção da DFL e CEO do Borussia Dortmund, por fim, declarou: “A continuação do processo não parece possível diante dos atuais desdobramentos. Não há mais garantias da viabilidade de uma conclusão bem-sucedida dos termos contratuais para o financiamento dos 36 clubes.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.