Botafogo, descalibrado, sente desfalques na Fonte Nova e perde para o Bahia
Cauly anota o gol solitário na Fonte Nova e garante a trinca do Esquadrão de Aço; Glorioso segue sem fazer gol fora de casa na era Paiva
Jogada 10|Do R7

O Botafogo sentiu os desfalques mais do que imaginava e, assim, amargou sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro, todas fora de casa. Na noite deste sábado (3), o time alvinegro se mostrou descalibrado e perdeu por 1 a 0 para o Bahia, pela sétima rodada. Cauly anotou o gol solitário na Arena Fonte Nova.
Assim, as equipes se distanciam um pouco na tabela. Enquanto o Esquadrão de Aço engata a trinca na competição e pula do sétimo para o quinto lugar, agora com 12 pontos, o Glorioso estaciona nos oito somados e cai três posições: agora é o 11º colocado. Para piorar, o time alvinegro ainda não balançou a rede como visitante em seis partidas sob o comando do técnico Renato Paiva.
Cauly premia jogo mais coletivo do Bahia
As equipes batalharam demais pelos espaços na primeira etapa. O Botafogo tentou exercer marcação pressão, enquanto o Bahia pressionou em busca da posse. Os visitantes ainda tiveram dificuldades nas saídas de bola, sentindo demais os desfalques por lesão. Os anfitriões, por outro lado, apresentaram um jogo coletivo mais qualificado e que se desenvolveu com mais facilidade. Assim, chegaram ao ataque com toques curtos e pressão alta. Mas foi em ótima jogada individual de Erick Pulga que os baianos balançaram a rede, aos 38 minutos. O atacante superou três defensores (Freitas, Newton e Jair) pela esquerda e cruzou na medida para Cauly abrir o placar.
Polêmica e emoção nos acréscimos
Na volta do intervalo, o caldo só não entornou de vez para o Botafogo aos seis minutos porque o VAR apontou irregularidade em um gol que seria bizarro. Isso porque o lateral fez jogada pela esquerda, cruzou com gol praticamente aberto para Erick, que finalizou de volta em Juba. A defesa chutou para frente, mas a bola bateu em Lucho e entrou. A arbitragem de vídeo anulou o gol por impedimento de Juba no rebote.
Os comandados de Renato Paiva seguiram apresentando falhas. Sem criatividade, o time esteve descalibrado e só incomodou, de fato, no abafa já nos minutos finais. Aos 23′, porém, Artur ficou cara a cara com Marcos Felipe após tabela com Mastriani, mas concluiu em cima do goleiro. Mas as principais emoções da etapa final ficaram para os acréscimos. Jeffinho e Igor Jesus desperdiçaram ótimas chances dentro da área. Ainda nos acréscimos, o Bahia desperdiçou chance incrível com Willian José. E em mais um lance polêmico, John chegou a ser expulso por mão na bola fora da área. Mas a revisão do VAR apontou que a bola não estava indo em direção ao gol, e o árbitro mudou para cartão amarelo. Na cobrança de falta de Willian José, aos 56′, John fez a defesa, e a bola bateu na trave.
Próximos jogos pelo Brasileirão
No próximo sábado (10), o Bahia encara o Flamengo, fora de casa, pelo Brasileirão. O jogo será às 21h, no Maracanã. No dia seguinte, o Botafogo recebe o Internacional às 21h, no Nilton Santos, também no Rio de Janeiro. Ambos os jogos são válidos pela oitava rodada.
BAHIA 1X0 BOTAFOGO
Série A do Brasileiro – 7ª rodada
Data: 3/5/2025 (sábado)
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Gol: Cauly, 38’/1ºT (1-0)
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo, 16’/2ºT), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Ademir, 16’/2ºT); Cauly (Michel Araújo, 34’/2ºT), Lucho Rodríguez (Willian José, 16’/2ºT) e Erick Pulga (Gabriel Xavier, 38’/2ºT). Técnico: Rogério Ceni.
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte, 25’/2ºT), David Ricardo, Jair e Cuiabano (Nathan Fernandes, 25’/2ºT); Newton, Marlon Freitas, Patrick de Paula (Alex Telles, intervalo) e Artur (Jeffinho, 36’/2ºT); Igor Jesus e Mastriani (Rwan Cruz, 24’/2ºT). Técnico: Renato Paiva.
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP) Auxiliares: Neuza Ines Back (SP) e Fabrini Bevilacqua Costa (SP) VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões Amarelos: Erick, Caio Alexandre (BAH); Newton, Mateo Ponte (BOT)