Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Além do avanço na Libertadores, vitória cravou River Plate no Mundial 2025

Clube argentino vai ocupar uma das vagas reservadas para ranking montado pela Fifa

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Foto: Luis Robayo/AFP via Getty Images

O resultado positivo onde o River Plate bateu o Libertad, por 2 a 0, não determinou somente um dos classificados as oitavas de final da Libertadores. Isso porque, por conta do ranking estabelecido pela Fifa, o Millonario também carimbou seu passaporte para o Mundial de Clubes em 2025.

O clube de Buenos Aires iniciou a Liberta em situação bastante favorável. Principalmente, pensando no fato dos concorrentes diretos a quarta vaga no torneio (a primeira via ranking) não estarem na competição esse ano. São os casos, mais precisamente, de Boca Juniors e Olimpia.

Antes de entrar em campo contra o Libertad, o River Plate precisava apenas de mais um ponto, nas duas rodadas restantes, para garantir seu espaço no ranking montado pela Fifa. Desse modo, com o triunfo, ele se juntou a Palmeiras, Flamengo e Fluminense (qualificados por conta dos títulos em 2021, 2022 e 2023) no grupo dos representantes da América do Sul.

Publicidade

Dentro do regulamento estabelecido para o novo formato do Mundial de Clubes, o limite de participantes por país, na competição, é de duas equipes. Nesse sentido, a única exceção fica por conta de títulos continentais, fato que ocorre na Conmebol com os integrantes brasileiros. Entretanto, isso também obriga outro clube do Brasil a vencer a atual edição da Libertadores para também estar no torneio que ocorre entre junho e julho do ano que vem.

Situação da Concacaf

Publicidade

A entidade que rege o futebol na América Central e América do Norte tem direito, habitualmente, a quatro vagas no Mundial de 2025. Porém, por conta de sediar a primeira edição, uma vaga extra pertence a um clube dos Estados Unidos. Ainda não há a definição de como vai ocorrer a distribuição dessa vaga.

No mais, os espaços da Concacaf no próximo Mundial de Clubes são ocupados pelos campeões continentais de 2021 (Monterrey), 2022 (Seattle Sounders), 2023 (León) e da atual edição. Em 2024, a final acontece, em jogo único, entre Columbus Crew e Pachuca.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.