Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indiano de 16 anos se torna o mais jovem a derrotar número 1 do mundo no xadrez

Rameshbabu Praggnanandhaa superou Magnus Carlsen, pentacampeão mundial, em um torneio online

Esportes|

Rameshbabu Praggnanandhaa é considerado um fenômeno do xadrez
Rameshbabu Praggnanandhaa é considerado um fenômeno do xadrez Rameshbabu Praggnanandhaa é considerado um fenômeno do xadrez

O mundo do xadrez ganhou uma nova estrela nesta semana. O grão-mestre indiano Rameshbabu Praggnanandhaa, de 16 anos, conseguiu uma vitória surpreendente sobre o número 1 do mundo, Magnus Carlsen, no torneio online rápido Airthings Masters.

"É mais ou menos hora de ir para a cama, acho que não consigo jantar às 2h30 da manhã", declarou ele após sua vitória de 39 lances com as peças pretas.

Anteriormente, Magnus Carlsen já havia sido derrotado pelos indianos Viswanathan Anand e Pentala Harikrishna. Contudo, Rameshbabu Praggnanandhaa é o mais jovem a derrotar o líder do ranking desde que o norueguês conquistou o título mundial em 2013.

Nascido em Chennai, no estado de Tamil Nadu, Praggnanandhaa tornou-se o mestre internacional de xadrez mais jovem da história em 2016, com apenas 10 anos. Em 2018, tornou-se Grão-Mestre, mais alto grau de competitividade a ser conquistado no xadrez.

Publicidade

O feito de Praggnanandhaa teve grande repercussão na Índia. Viswanathan Anand, cinco vezes campeão mundial e considerado o melhor jogador de xadrez da história do país, e o astro de críquete Sachin Tendulkar se juntaram ao coro de vozes em reconhecimento da conquista do jovem.

"Ele tem apenas 16 anos e derrotou Magnus Carlsen... e ainda por cima jogando de preto, ele é mágico", escreveu Sachin Tendulkar no Twitter. "Você deixou a Índia orgulhosa!", acrescentou.

Publicidade

Na segunda-feira, Magnus Carlsen, 31, afirmou sentir as consequências da Covid-19 que contraiu recentemente. "Hoje eu estava melhor, nos dois primeiros dias me senti mais ou menos bem, mas me faltava energia e mal conseguia me concentrar",

O jogador norueguês conquistou seu quinto título mundial de xadrez em dezembro, derrotando o russo Ian Nepomniachtchi no final de uma épica partida de oito horas, a mais longa já disputada em um campeonato mundial.

Paulistão já teve quatro técnicos demitidos em apenas oito rodadas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.