Esportes Hugo Calderano acerta com equipe russa para disputa da temporada do tênis de mesa

Hugo Calderano acerta com equipe russa para disputa da temporada do tênis de mesa

Hugo Calderano já tem uma nova casa para a próxima temporada. O mesa-tenista de 24 anos acertou com o Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia, para a disputa da edição de 2021/2022 da Liga dos Campeões da Europa. O brasileiro terá a missão de ajudar o clube a conquistar o seu sexto título europeu.

Orenburg é o principal clube do continente nos últimos 10 anos: foram oito finais de Liga dos Campeões disputadas, com cinco troféus levantados (2012, 2013, 2015, 2017 e 2019). Em sua história, a equipe soma ainda nove títulos da Liga Russa (2005, 2006, 2008, 2011, 2012, 2014, 2015, 2018 e 2020), uma Copa da Europa (2010) e uma Supercopa da Europa (2012).

Calderano havia anunciado na semana passada que deixará o Liebherr Ochsenhausen ao final da atual temporada, a sua sétima pelo clube alemão. Sexto colocado do ranking mundial, o carioca seguirá com a equipe até o fim da Bundesliga, título que levou em 2019 - no mesmo ano, também conquistou a Copa da Alemanha.

"Estou muito feliz por me juntar ao Fakel Gazprom Orenburg para jogar a próxima temporada da Champions League. Essa mudança vai permitir que eu mantenha um calendário mais livre para me dedicar aos treinamentos e torneios internacionais. Ao mesmo tempo, vai me dar a chance de participar de uma competição de alto nível como a Champions League, com uma equipe super competitiva", afirmou o brasileiro.

O principal fator que motivou a saída de Calderano foi o desejo de dedicar mais tempo ao novo circuito mundial de tênis de mesa, rebatizado de WTT. A partir deste ano, os eventos internacionais terão ainda mais relevância, tanto em pontuação quanto em premiação. Além disso, devido à pandemia do novo coronavírus, os torneios serão agrupados em curtas temporadas de sedes únicas, limitando a disponibilidade do brasileiro para disputas por clubes.

Em Orenburg, Calderano conseguirá conciliar ambos os calendários, já que reforçará a equipe somente nos confrontos da Liga dos Campeões. A competição está prevista para começar no segundo semestre deste ano, mas ainda não teve suas datas anunciadas.

O próximo compromisso do brasileiro está marcado para esta sexta-feira, quando Ochsenhausen enfrentará o líder Borussia Düsseldorf, pela 16.ª rodada da Bundesliga. A equipe de Calderano ocupa a terceira posição na tabela de classificação, com 10 vitórias em 16 jogos - os quatro primeiros avançam aos playoffs.

Últimas