Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Henrique e Maicon são as surpresas da convocação de Felipão para a Copa

|Do R7

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, convocou nesta quarta-feira os 23 jogadores que disputarão a Copa do Mundo com duas surpresas: o lateral Maicon e o zagueiro Henrique.

Do meio de campo para a frente, as escolhas de Felipão ficaram dentro das expectativas, sem a presença de Robinho, que chegou a ser especulado.

O anúncio, que gerou grande expectativa da imprensa nacional e internacional, foi feito numa casa de shows do Rio de Janeiro, na presença de mais de 700 jornalistas de vinte países.

Dos 23 atletas convocados para a Copa das Confederações, em junho do ano passado, sete estão fora do Mundial: Rever, Jean, Filipe Luís, Jadson, Fernando, Lucas e Diego Cavalieri.


"Não sei ainda que equipe vou escalar para a estreia, contra a Croácia. Mas a Copa das Confederações é a base. Uma parte que consideramos importante foi a montagem da equipe. Todo mundo no Brasil sabe oito ou nove titulares. Demos ao povo a ideia de qual é a base da seleção brasileira", explicou o técnico na entrevista coletiva concedida depois do anúncio da lista dos 23 jogadores.

Apenas quatro deles atuam no Brasil, dois goleiros (Jefferson e Victor) e dois atacantes (Fred e Jô).


Seis já disputaram uma Copa do Mundo (Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, Maicon Ramires e Fred), sendo que apenas Júlio César estiveram na competição duas vezes (2006 e 2010).

Ele também é o único que foi titular absoluto na última Copa, quando a seleção foi eliminada pela Holanda nas quartas final.


Havia uma dúvida em relação à vaga de terceiro goleiro, que acabou ficando com Victor, destaque do título do Atlético Mineiro na última edição da Copa Libertadores, convocado no lugar de Cavalieri.

A maior surpresa foi na escolha do quarto zagueiro, atrás de nomes certos como Thiago Silva, David Luiz e Dante. Felipão optou por levar Henrique, que já foi seu jogador no Palmeiras. Hoje no Napoli, o zagueiro de 27 anos, foi campeão da Copa da Itália no último sábado. Ele tem a vantagem de ser um jogador versátil, que também pode jogar como volante. Nomes como Dedé, do Cruzeiro, e Miranda, do Atlético de Madri, eram os mais cotados.

"O Henrique é um jogador que confio. Gosto do futebol dele", explicou Felipão.

"A observação para o quarto zagueiro foi quando tivemos nossos maiores debates para escolhar um jogador nessa posição, que foi o Henrique", confessou.

Para a reserva de Daniel Alves na lateral direita, o técnico apostou na experiência de Maicon, de 32 anos, que atua na Roma e já tem uma Copa no currículo, em 2010, na África do Sul. O outro nome cotado para a vaga era Rafinha, de 28 anos, titular do Bayern de Munique, que tinha sido testado na goleada de 5 a 0 em amistoso contra a África do Sul, em março.

Na lateral esquerda, Felipão também escolheu um jogador mais rodado para ser o reserva de Marcelo, Maxwell, de 32 anos, do Paris Saint-Germain, deixando de fora Filipe Luís, de 28, do Atlético de Madri.

Apesar da grande campanha nesta temporada, o clube 'colchonero', que tem boas chances de ser campeão espanhol e disputará a final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, não teve nenhum dos seus brasileiros convocados, já que Miranda e Filipe Luís acabaram ficando de fora.

O clube mais bem representado é o Chelsea, com quatro jogadores: David Luiz, Oscar, Ramires e Willian.

Todos os atletas convocados já foram testados pelo menos uma vez por Felipão em amistosos. O jovem meia Philippe Coutinho, do Liverpool, que nunca foi chamado, ficou logicamente de fora.

Os 23 jogadores convocados terão que se apresentar no dia 26 de maio na Granja Comary, Centro de Treinamento da seleção brasileira, em Teresópolis.

Antes da Copa, serão disputados dois amistosos, contra o Panamá, em 3 de junho em Goiânia, e a Sérvia, no dia no Morumbi, em São Paulo.

O Brasil faz sua estreia pelo grupo A no dia 12 de junho contra a Croácia, em São Paulo, na partida de abertura da Copa.

Em seguida, viaja a Fortaleza, no dia 17, para enfrentar o México, antes de fechar sua participação na primeira fase contra Camarões, no dia 23 em Brasília.

"A grande seleção a ser derrota é a Croácia. Não adianta pensar no final sem pensar nos passos iniciais. Nosso primeiro passo é o jogo contra a Croácia, e a nós não interessa quem será nosso adversário no final. Os jogadores sabem que precisamos dar o primeiro passo, e a Croácia é o adversário mais importante no momento", adiantou Felipão.

-Lista dos jogadores da seleção brasileira convocados para disputar a Copa do Mundo:

Goleiros:

Júlio César (Toronto FC/CAN), Jefferson (Botafogo), Victor (Atlético Mineiro)

Zagueiros:

Thiago Silva (Paris SG/FRA), David Luiz (Chelsea/ING), Dante (Bayern de Munique/ALE) e Henrique (Napoli/ITA)

Laterais:

Daniel Alves (Barcelona/ESP), Marcelo (Real Madrid/ESP), Maxwell (Paris SG/FRA) e Maicon (Roma/ITA)

Volantes e meias:

Paulinho (Tottenham/ING), Fernandinho (Manchester City/ING), Luiz Gustavo (Wolfsburg/ALE), Hernanes (Inter de Milão/ITA), Oscar (Chelsea/ING) , Willian (Chelsea/ING) e Ramires (Chelsea/ING).

Atacantes:

Fred (Fluminense) , Neymar (Barcelona/ESP), Hulk (Zenit São Petersburgo/RUS) , Jô (Atlético Mineiro), Bernard (Shakhtar Donetsk/UCR)

lg/fp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.