O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, convocou nesta quarta-feira os 23 jogadores que disputarão a Copa do Mundo com duas surpresas: o lateral Maicon e o zagueiro Henrique.
Do meio de campo para a frente, as escolhas de Felipão ficaram dentro das expectativas, sem a presença de Robinho, que chegou a ser especulado.
Dos 23 atletas convocados para a Copa das Confederações, em junho do ano passado, sete estão fora do Mundial: Rever, Jean, Filipe Luís, Jadson, Fernando, Lucas e Diego Cavalieri.
Apenas quatro atuam no Brasil, dois goleiros (Jefferson e Victor) e dois atacantes (Fred e Jô).
Havia uma dúvida em relação à vaga de terceiro goleiro, que acabou ficando com Victor, destaque do título do Atlético Mineiro na última edição da Copa Libertadores, convocado no lugar de Cavalieri.
A maior surpresa foi na escolha do quarto zagueiro, atrás de nomes certos como Thiago Silva, David Luiz e Dante. Felipão optou por levar Henrique, que já foi seu jogador no Palmeiras. Hoje no Napoli, o jogador de 27 anos, foi campeão da Copa da Itália no último sábado. Ele tem a vantagem de ser um jogador versátil, que também pode jogar como volante. Nomes como Dedé, do Cruzeiro, e Miranda, do Atlético de Madri, eram os mais cotados.
Para a reserva de Daniel Alves na lateral direita, o técnico apostou na experiência de Maicon, de 32 anos, que atua na Roma e já tem uma Copa no currículo, em 2010, na África do Sul. O outro nome cotado para a vaga era Rafinha, de 28 anos, titular do Bayern de Munique, que tinha sido testado na goleada de 5 a 0 em amistoso contra a África do Sul, em março.
Na lateral esquerda, Felipão também escolheu um jogador mais rodado para ser o reserva de Marcelo, Maxwell, de 32 anos, do Paris Saint-Germain, deixando de fora Filipe Luís, de 28, do Atlético de Madri.
Apesar da grande campanha nesta temporada, o clube 'colchonero', que tem boas chances de ser campeão espanhol e disputará a final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, não teve nenhum dos seus brasileiros convocados, já que Miranda e Filipe Luís acabaram ficando de fora.
O clube mais bem representado é o Chelsea, com quatro jogadores: David Luiz, Oscar, Ramires e Willian.
Os 23 jogadores convocados terão que se apresentar no dia 26 de maio na Granja Comary, Centro de Treinamento da seleção brasileira, em Teresópolis.
Antes da Copa, serão disputados dois amistosos, contra o Panamá, em 3 de junho em Goiânia, e a Sérvia, no dia no Morumbi, em São Paulo.
O Brasil faz sua estreia pelo grupo A no dia 12 de junho contra a Croácia, em São Paulo, na partida de abertura da Copa.
Em seguida, viaja a Fortaleza, no dia 17, para enfrentar o México, antes de fechar sua participação na primeira fase contra Camarões, no dia 23 em Brasília.
-Lista dos jogadores da seleção brasileira convocados para disputar a Copa do Mundo:
Goleiros:
Júlio César (Toronto FC/CAN), Jefferson (Botafogo), Victor (Atlético Mineiro)
Zagueiros:
Thiago Silva (Paris SG/FRA), David Luiz (Chelsea/ING), Dante (Bayern de Munique/ALE) e Henrique (Napoli/ITA)
Laterais:
Daniel Alves (Barcelona/ESP), Marcelo (Real Madrid/ESP), Maxwell (Paris SG/FRA) e Maicon (Roma/ITA)
Volantes e meias:
Paulinho (Tottenham/ING), Fernandinho (Manchester City/ING), Luiz Gustavo (Wolfsburg/ALE), Hernanes (Inter de Milão/ITA), Oscar (Chelsea/ING) , Willian (Chelsea/ING) e Ramires (Chelsea/ING).
Atacantes:
Fred (Fluminense) , Neymar (Barcelona/ESP), Hulk (Zenit São Petersburgo/RUS) , Jô (Atlético Mineiro), Bernard (Shakhtar Donetsk/UCR)
lg/fp