Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
‌

Gianluca Petecof conquista F-3 Regional Europeia e soma pontos para superlicença

|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Um brasileiro conseguiu um grande resultado no automobilismo neste domingo. No mesmo dia em que Pietro Fittipaldi estreou na Fórmula 1, pela Haas, o piloto Gianluca Petecof, de 18 anos, se tornou o campeão da Fórmula 3 Regional Europeia, na Itália. Com o quinto lugar na corrida disputada em Vallelunga, o paulistano garantiu o título e outro feito muito importante. Ele somou os pontos necessários para obter a superlicença, documento que habilita um piloto a disputar corridas de Fórmula 1.

Para garantir o título, Gianluca venceu a concorrência do francês Oliver Rasmussen e do monegasco Arthur Leclerc, irmão de Charles Leclerc. Para confirmar a conquista, o piloto brasileiro contou com a regularidade. Entre os candidatos a campeão, ele foi o único a somar pontos nas 23 etapas. Foram quatro vitórias, sete segundos lugares, seis pole positions e sete voltas mais rápidas.

‌

"É maravilhoso conquistar esse campeonato. Tivemos alguns problemas durante o ano, quero agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo", disse Gianluca após a prova final.

O piloto está há três anos na Academia Ferrari, projeto da equipe italiana voltado a desenvolver e revelar talentos. "Às vezes não pudemos lutar pela vitória, mas marquei pontos em todas as corridas, é assim que funciona. Estou muito, muito feliz", comentou.

‌

A última etapa do campeonato foi marcada pela chuva. Ainda com pista molhada, os carros partiram atrás do safety car, com Gianluca em quinto. Logo depois da largada, o principal adversário na briga pelo campeonato, Arthur, saiu da pista e abandonou a prova. Com isso, o paulistano já estava com o título assegurado.

Com o título, o piloto aguarda uma possível chance no próximo degrau rumo à Fórmula 1. O provável é o brasileiro disputar no ano que vem o campeonato da Fórmula 3. Um dos diferenciais no currículo de Gianluca é justamente a conquista da superlicença. Além dele, somente outros dois brasileiros têm a habilitação: Pietro Fittipaldi e Sérgio Sette Câmara.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

    ‌

    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.