Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Zagueiro ucraniano é contratado pelo Zenit e sofre críticas por ida à Rússia

Futebol|Do R7

O Zenit St. Petersburg anunciou nesta terça-feira a contratação do zagueiro Yaroslav Rakitskiy, que estava no Shakhtar Donetsk. Ele recebeu críticas no seu país pela decisão de atuar no futebol da Rússia.

O clube russo explicou que Rakitskiy, de 29 anos, assinou contrato até o fim da temporada 2022/2023, depois de passar toda a sua carreira no time de Donetsk, pelo qual conquistou sete vezes o título do Campeonato Ucraniano.

A transferência provocou críticas na Ucrânia, onde as tensões continuam altas após a anexação pela Rússia da península da Crimeia em 2014 e seu apoio à separatistas na região leste do país. Além disso, o Zenit é de propriedade da empresa estatal russa de gás Gazprom.

Alguns meios de comunicação ucranianos, inclusive, questionaram se Rakitskiy deveria deixar de ser convocado para a seleção nacional, e seu perfil no Instagram foi inundado com críticas e até mesmo comentários abusivos. O zagueiro foi convocado para as edições de 2012 e 2016 da Eurocopa.


Rakitskiy não respondeu diretamente às críticas, mas agradeceu ao Shakhtar, aos seus torcedores e proprietário, em uma publicação no Instagram e disse que estava "muito feliz" em um declaração no site da Zenit.

"Eu passei de um time de top como o Shakhtar para outro time top como o Zenit", disse Rakitskiy no comunicado. "Eu vou fazer tudo o que puder e colocar 100% no campo pela equipe para que o time sempre vença".

A seleção ucraniana indicou anteriormente relutância em chamar jogadores de clubes russos, e alguns políticos do governo convocaram outros países a boicotar a Copa do Mundo do ano passado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.