Volta Redonda, no improviso, se torna centro do futebol brasileiro
Cidade é uma das quais ainda há a permissão para a realização de jogos, em meio à pandemia
Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7

O principal palco do futebol brasileiro neste momento ainda está no Rio de Janeiro, mas não é o Maracanã. O estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, irá receber jogos do Campeonato Paulista, após o futebol ter entrado na lista de restrições do governo paulista para o controle da pandemia.
Veja também: Dia da Mulher: Arbitragem feminina dá show no Campeonato Carioca
Sylvio Raulino de Oliveira foi um general, presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, que idealizou um estádio na região. Corria o ano de 1941 e o intuito era entretar a população, inclusive os trabalhadores que vez por outra ameaçavam realizar greves.
Oitenta anos depois, o local se tornou centro das atenções no país, pois, diferentemente do Rio de Janeiro, a 131 km de distância, que adotou restrições mais rígidas no combate à pandemia, a prefeitura local, seguindo um decreto estadual que deu autonomia aos 92 municípios, não proibiu a realização de partidas de futebol.
Assim, após a Federação Paulista de Futebol voltar atrás em sua decisão de suspender o Campeonato Paulista, ficou decidido que Corinthians e Mirassol se enfrentarão no Raulino de Oliveira nesta terça-feira (23), às 19h.
O jogo entre São Bento e Palmeiras, antes cogitado para ocorrer em Belo Horizonte, também foi transferido para Volta Redonda, cancelado e depois remarcado. Santos e Ponte Preta são outras duas equipes que iriam se enfrentar na cidade do sul fluminense, mas tiveram o jogo desmarcado.
A decisão de fazer da cidade uma das sedes do futebol brasileiro neste momento (a outras duas são Saquerema e Mesquita, ambas no Rio de Janeiro) deixou a prefeitura local exposta a algumas críticas.
Questionada pelo R7 a respeito da situação, a assessoria de imprensa do governo municipal não deu retorno até o momento.
Alguns jogos da Copa do Brasil também foram marcados para o Raulino de Oliveira, conhecido também como Estádio da Cidadania: Porto Velho-RO e Ferroviário-CE (25) e Jaraguá e Manaus-AM (26).
No Giulitte Coutinho, em Mesquita, devem se enfrentar Jaraguá-GO e Manaus (26); Ypiranga e Santa Cruz (PE), no dia 26, e Goianésia e CRB, no sábado, dia 27.
As partidas em Volta Redonda, entre elas a que envolveria o Corinthians e o Retrô (PE), pela Copa do Brasil, na segunda fase, também marcada para ocorrer em Volta Redonda, na sexta-feira, foram canceladas pela Prefeitura.
Confira famosos que guardam carinho por clubes brasileiros
" gallery_id="5f6e2727ca90844d3a00063a" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/volta-redonda-no-improviso-se-torna-centro-do-futebol-brasileiro-29062022"]