Bola de Ouro 2025: Vini Jr. e Raphinha são indicados a melhor do mundo
O anúncio da premiação da revista francesa ‘France Football’ foi divulgado nesta quinta-feira (7)
Futebol|Do Estadão Conteúdo

Raphinha, do Barcelona, e Vini Jr., do Real Madrid, estão entre os indicados ao prêmio Bola de Ouro, que contempla o melhor jogador da temporada 2024/2025. O anúncio foi divulgado nesta quinta-feira (7).
Os principais concorrentes à dupla brasileira são Lamine Yamal, do Barcelona, Desiré Doué, do Paris Saint-Germain, Jude Belligham, do Real Madrid e Harry Kane, do Bayern de Munique. Essa lista principal foi a última a ser divulgada.
O anúncio começou com a relação de candidatos ao Troféu Kopa e o atacante Estêvão foi um dos citados. O prêmio é oferecido ao melhor jogador sub-21 em ação na temporada 2023/2024. Revelado pelo Palmeiras, onde despontou para o cenário nacional, ele defendeu o time paulista no Mundial de Clubes. Nesta semana, a joia se integrou ao Chelsea, sua nova equipe.
Além do brasileiro, a lista apresenta nomes coo Ayyoub Bouaddi, Paul Cubarsi, Desiré Doué, Dean Huijsen, Myles Lewis-Skelly, Rodrigo Mora, João Neves, Lamine Yamal e Kenan Yildiz.
Criado em 2018, o prêmio já contemplou astros do cenário mundial como o atacante francês Mbappé e o meio-campista inglês Bellingham, que atualmente defendem o Real Madrid, e o avante Lamine Yamal, um dos destaques do Barcelona.
Já Alisson, do Liverpool, está na lista dos candidatos que vão concorrer ao prêmio de melhor goleiro do mundo. Na relação de dez nomes indicados ao Troféu Yashin, ele será o representante nacional.
Entre os atletas nomeados estão jogadores consagrados na posição como o belga Thibaut Courtois, do Real Madrid, o argentino Dibu Martínez, do Aston Villa, e Gianluigi Donnarumma, do Paris Saint-Germain.
Yassine Bounou (Al-Hilal), Lucas Chevalier (Lille), Jan Oblak (Atlético de Madrid), David Raya (Arsenal), Matz Sels (Nottingham Forest) e Yann Sommer (Inter de Milão) completam a lista de concorrentes a melhor goleiro do mundo.
O Botafogo aumenta a lista de representantes brasileiros no evento. Atual campeão da Libertadores e do Brasileiro, a equipe carioca vai tentar fazer frente aos gigantes europeus no evento. Barcelona, Chelsea, Liverpool e Paris Saint-Germain são os outros candidatos.