Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vencer uma partida de futebol vai além de reunir 11 jogadores talentosos; entenda as táticas

As vitórias dependem do espírito de equipe e da disciplina dos atletas com a estratégia de jogo, normalmente 4-3-3 ou 4-4-2

Futebol|

Vencer uma partida de futebol é mais do que reunir onze jogadores talentosos. É sobre espírito de equipe e boas táticas.

A formação 4-3-3 é composta por quatro defensores, três meio-campistas e três atacantes. Dois alas jogam no alto do campo para evitar contra-ataques, e um atacante central atormenta a defesa central adversária.

No conhecido e agora menos usado sistema 4-4-2 ou flat four, os meio-campistas atuam nos corredores quando têm a posse para passar a bola para os dois atacantes.

Também pode ser jogado em formação de diamante, com um meio-campista na frente da defesa e outro a apoiar os avançados.

Publicidade

Jogadores de nível mundial como Pelé, Maradona e Zidane se expressaram melhor no flexível sistema 4-2-3-1, montando ataques a partir do meio da linha de 3.

As equipas que optam pelo 4-1-4-1 são mais defensivas. O objetivo é neutralizar o jogo e a criatividade do rival ao mesmo tempo em que lança contra-ataques.

Este sistema depende do rigor defensivo e da disciplina tática. Provou ser uma fórmula vencedora para os gregos, em sua surpreendente vitória na Euro 2004.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.