Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Velório de Pelé será realizado na Vila Belmiro e aberto ao público

O Rei do Futebol morreu nesta quinta-feira (29), às 15h27, por falência múltipla de órgãos, decorrente de um câncer no cólon

Futebol|

Velório de Pelé será na Vila Belmiro, estádio do Santos, palco de feitos memoráveis do Rei
Velório de Pelé será na Vila Belmiro, estádio do Santos, palco de feitos memoráveis do Rei Velório de Pelé será na Vila Belmiro, estádio do Santos, palco de feitos memoráveis do Rei

O velório de Pelé será realizado na Vila Belmiro. O estádio, palco de centenas de jogos memoráveis do Rei do Futebol, foi preparado desde a semana passada para receber o corpo do maior jogador de todos os tempos. A morte do ídolo foi confirmada às 15h27 (horário de Brasília) desta quinta-feira (29).

Assim que foi constatada a piora da saúde de Pelé, por meio do último boletim médico divulgado antes de sua morte, no dia 21 de novembro, o Santos deu início a uma série de protocolos para organizar a Vila Belmiro para o velório do Atleta do Século. Era desejo de Pelé ser velado no estádio do clube de seu coração.

Os filhos de Pelé fizeram o pedido ao Santos, que entrou em contato com a prefeitura no dia 22 e começou a organizar no dia 23 a área interna da Vila Belmiro para receber o Rei. Foi montada uma tenda para alocar o caixão no centro do gramado do estádio.

Debaixo dela, os familiares e amigos próximos vão se despedir de Pelé. Deve haver também uma tenda menor, para receber profissionais de imprensa e dezenas de autoridades. O protocolo prevê que os fãs não poderão chegar perto do caixão a ponto de tocá-lo.

Publicidade

Pelé será velado no estádio no qual estreou profissionalmente, em novembro de 1956. Os fãs vão se despedir do Rei no palco em que ele marcou 288 gols, e no qual ele se aposentou do Santos, em outubro de 1974.

O velório, cuja data ainda não foi confirmada, será aberto ao público e deve durar mais de um dia. A tendência é que a cerimônia comece depois da virada do ano, no dia 2 de janeiro. A estrutura já está toda montada. Haverá dois portões de entrada e outro de saída. Todos os arredores do estádio serão bloqueados.

Publicidade

Depois da cerimônia na Vila Belmiro, o corpo de Pelé deverá seguir em cortejo por algumas ruas de Santos, em uma operação coordenada por Polícia Militar, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego.

O corpo deverá passar pela porta da casa da mãe de Pelé, Celeste Arantes. Terminado o cortejo, o enterro será no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos — o cemitério mais alto do mundo segundo o Guiness Book, o livro dos recordes. O espaço reserva ao Rei do Futebol um caixão com detalhes em dourado, há muitos anos. Lá também estão enterrados amigos e familiares de Pelé, além de figuras do esporte e da música, como Chorão, ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr.

Publicidade

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, para tratar um tumor de cólon e uma infecção respiratória. O último boletim médico, divulgado dia 21 de dezembro, apontou "progressão da doença oncológica" e necessidade de "maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca". Sua morte foi confirmada nesta quinta-feira (29), às 15h27.

Confira o comunicado do Santos FC sobre o velório do Rei

O Santos FC informa sobre o velório de Edson Arantes do Nascimento.

O corpo do maior jogador de futebol de todos os tempos será velado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, onde ele encantou o Mundo.

O corpo seguirá do Hospital Albert Einstein direto para o Estádio na madrugada de segunda-feira (2) e o caixão será posicionado no centro do gramado. A previsão é que o velório ao público tenha início às 10 horas.

Todos que quiserem se despedir do Rei do Futebol entrarão pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10.

A cerimônia seguirá até às 10 horas de terça-feira (3), quando será realizado o cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo até a Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento reservado aos familiares.

A imprensa terá acesso pelo portão 20 e será necessário o credenciamento prévio, por e-mail, com as regras informadas no site oficial do Clube. Só serão liberados os profissionais que portarem crachá funcional da empresa de mídia onde trabalha.

Pelé conviveu com rotina de internações nos últimos anos

" gallery_id="6136747843527fd3e2000924" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/velorio-de-pele-sera-realizado-na-vila-belmiro-e-aberto-ao-publico-29122022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.