Veja os dez motivos para o décimo título Brasileiro do Palmeiras
Melhor ataque do Brasileirão, melhor defesa, a volta de Felipão: confira os principais pontos que levaram o Verdão a mais uma conquista em sua história
Futebol|Carla Canteras, do R7
O Palmeiras conquistou o décimo Campeonato Brasileiro de sua história neste domingo (25), no estádio de São Januário, contra o Vasco. Mas não foi somente a vitória contra o Cruzmaltino que levarou a taça para cidade de São Paulo.
Confira a classificação e a tabela do Brasileirão 2018
O R7 escolheu os dez motivos que levaram à décima conquista nacional de seus 104 anos de existência.
1 - Melhor ataque
Com 60 gols, o Palmeiras é o time que mais marcou no Campeonato Brasileiro de 2018. Além da efetividade, o ataque do time de Felipão não sofre da dependência de nenhum jogador específico, já que 18 atletas diferentes fizeram gols. A artilharia é bem pulverizada, e Willian, com dez gols, é o principal marcador. Ele é seguido por Bruno Henrique e Deyverson, com oito gols; Dudu, fez sete e Lucas Lima, cinco.
2 - Melhor defesa
Além de ataque forte, o Palmeiras também é feito de uma defesa consistente. O time sofreu 24 gols e é o menos vazado no Brasileiro. Durante a campanha, o técnico Felipão fez a estratégia de usar duas duplas de zaga fixa. Assim, Edu Dracena e Antônio Carlos atuaram juntos. Já Gustavo Gómez e Luan formaram outro paredão na defesa. Isso ajudou o entrosamento dos defensores.
3 - Felipão, o retorno
No dia 26 de julho, Felipão voltou e trouxe a tranquilidade que o Palmeiras precisava. O técnico gaúcho tinha duas passagens vitoriosas por lá e conseguiu comandar um elenco cheio de estrelas. Com o treinador, Dudu voltou a jogar um bom futebol. Deyverson desencantou e fez gols importantes na campanha. Weverton ganhou a titularidade do gol palmeirense, e o time passou a ter um esquema tático bem definido em campo.
4 - Invencibilidade
A vinda de Felipão, também trouxe o recorde da invencibilidade na era dos pontos corridos do Brasileirão. O Palmeiras está há 21 partidas sem derrota. Foram 16 vitórias e seis empates.
5 - Torcida a favor
Ao longo da competição, o Palmeiras deixou claro a importância de jogar com o apoio da torcida. Fosse no Allianz Parque ou no Pacaembu, o campeão foi o time com melhor aproveitamento da competição. Foram 15 vitórias em casa, dois empates e apenas uma derrota.
6 - O visitante que incomoda
O time de Dudu, Bruno Henrique e companhia foi um visitante bem indigesto neste Brasileirão! Fora de casa, o Verdão teve um aproveitamento de 50%, com seis vitórias, nove empates e três derrotas.
7 - Elenco forte
Com um planejamento bem pensado pelo presidente Maurício Galiotte e pelo diretor de futebol Alexandre Mattos, o Palmeiras montou um elenco forte e cheio de opções que conseguiu disputar Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Felipão conseguiu montar dois times diferentes, o do Brasileiro e o das Copas, competições em que o clube chegou até a semifinal.
8 - Regularidade no pós-Copa
O ano de 2018 teve um calendário diferente, por causa da Copa do Mundo da Rússia. O Brasileirão ficou parado por um mês e, quando voltou, o Palmeiras apresentou a campanha mais regular, com apenas uma derrota.
9 - Poder de reação
O elenco do Palmeiras demonstrou capacidade de reação ao longo do ano. O começo do campeonato foi tumultuado e os resultados não vieram. O time insistiu, trocou técnico e reagiu.
Veio a eliminação na semifinal da Copa do Brasil, para o Cruzeiro. No Brasileiro, nada mudou e a invencibilidade continuou.
Na Libertadores, a mais amarga das derrotas. Sair fora na semifinal, para o Boca, poderia abalar a estrutura palmeirense, já que a competição sul-americana era o principal objetivo do ano. Mas não abalou os jogadores. Tudo continuou bem no nacional.
10 - Boa saúde financeira
O Palmeiras, aliado ao patrocínio forte da Crefisa, é um dos poucos clubes do futebol brasileiro saudável financeiramente. Com salários e premiações em dia, os jogadores não tiveram razão para não se sentirem motivados.