Veja os 5 motivos do fracasso do Corinthians na Copa do Brasil
Desmanche, troca de treinador e falta de um atacante matador são alguns dos fatores que fizeram o Corinthians perder a decisão para o Cruzeiro
Futebol|Adalberto Leister Filho, do R7
Com o revés diante do Cruzeiro, o Corinthians teve que se contentar com o vice-campeonato da Copa do Brasil. De quebra, o time corintiano viu o rival se isolar como o maior vencedor da competição, com seis conquistas.
Veja abaixo os cinco motivos que fizeram o Corinthians fracassar em sua tentativa de garantir vaga direta na Libertadores 2019.
Veja mais: Matadores! Veja quem foram os artilheiros da Copa do Brasil
Leia também
1 - Desmanche
Nos últimos anos, o Corinthians perdeu peças fundamentais de seu elenco. Não foi diferente em 2018, que viu a saída de jogadores fundamentais na conquista do Brasileirão 2018, como Jô, Rodriguinho, Guilheme Arana e Maycon.
"O Cruzeiro tem defesa, meio-campo e ataque superiores ao Corinthians. Só os goleiros [Cássio e Fábio] se equivalem", compara o jornalista Silvio Lancellotti, blogueiro do R7.
2 - Derrota no primeiro jogo
Na Copa do Brasil, vencer o primeiro jogo tem sido um fator fundamental. Segundo levantamento do Blog Futebol em Números, do R7, em apenas quatro vezes o time derrotado no primeiro jogo da final da Copa do Brasil conseguiu reverter o resultado na segunda partida. Nesta quarta-feira (17), o Corinthians somou mais um caso a essa estatística.
COSME RÍMOLI: O Corinthians foi valente. Mas o Cruzeiro calou o Itaquerão
3 - Troca de técnico
Nitidamente, o Cruzeiro contou com um sistema tático mais consolidado. Muito devido ao fato de o técnico Mano Menezes estar há dois anos no comando da equipe mineira. Já o Corinthians trocou de treinador, rebaixando Osmar Loss e trazendo Jair Ventura, às vésperas da semifinal, contra o Flamengo.
"Neste momento da carreira, o Mano Menezes é um técnico muito superior ao Jair Ventura", pondera Silvio Lancellotti.
4 - Falta de um atacante matador
A saída de Jô para o futebol japonês, após a conquista do Brasileirão 2017, criou um imenso vazio no elenco corintiano. Desde o início do ano, o clube apostou em novos candidatos, como Roger, Jonathas e Emerson Sheik não conseguiram ocupar esse espaço, obrigando Jair Ventura a buscar alternativas. No jogo de volta, precisando de gols para reverter a vantagem do Cruzeiro, o time foi pouco efetivo no ataque. Conseguiu empatar graças a um pênalti marcado com ajuda do VAR. Mas quando o Cruzeiro fez o 2 a 1, o time corintiano não tinha boas opções para tentar reverter o resultado.
Veja mais: Os cinco motivos da conquista do Cruzeiro na Copa do Brasil
5 - Pressão da Libertadores
Com má campanha no Brasileirão, competição em que ocupa apenas a 11ª posição, o Corinthians apostou todas as fichas na Copa do Brasil para conquistar sua vaga para a Libertadores 2019. Mas o caminho mais curto para a competição continental mostrou não ser assim tão fácil. Apesar de eliminar o Flamengo na semifinal, as deficiências do elenco ficaram claras na decisão contra o Cruzeiro.
Corinthians e Cruzeiro: veja as imagens da final da Copa do Brasil