Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja como vem o Chelsea para a final do Mundial contra o Palmeiras

Confronto que vale título será realizado no sábado, às 13h30, no Mohammed Bin Zayed Stadium, em Abu Dhabi

Futebol|Do Live Futebol BR

Azpilicueta, do Chelsea, domina a bola durante a semifinal do Mundial
Azpilicueta, do Chelsea, domina a bola durante a semifinal do Mundial Azpilicueta, do Chelsea, domina a bola durante a semifinal do Mundial

Equipe tradicional na Inglaterra, o Chelsea, que entra em campo no sábado (12) para decidir o Mundial de Clubes contra o Palmeiras, se tornou um dos gigantes da Europa a partir da globalização do futebol. A chegada do russo Roman Abramovich ao comando dos Blues, em junho de 2003, fez com que atletas do mais alto nível desembarcassem em Stamford Bridge.

Não só atletas, mas treinadores também. Com três passagens pelo Verdão, Luiz Felipe Scolari dirigiu a equipe londrina na temporada 2008/2009, quando deixou a seleção de Portugal após a eliminação para a Alemanha na Euro 2008, nas quartas de final.

Campeão da Champions League da temporada passada em cima do favorito Manchester City de Pep Guardiola, a equipe de Londres tenta levantar uma taça inédita em Abu Dhabi. Há dez anos, o time perdeu para o Corinthians, rival do Palmeiras, na mesma competição intercontinental. 

Como chegou?

Publicidade

Para enfrentar o Palmeiras na final do Mundial, o Chelsea passou pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 1 a 0, voltando a uma final da competição. Em 2012, os Blues caíram para o Corinthians, com gol de Paolo Guerrero e bela atuação do goleiro Cássio.

Neste ano, o time dominou o primeiro tempo contra os árabes, mas sofreu na segunda etapa e garantiu a classificação com gol marcado pelo centroavante Lukaku, ainda na primeira metade.

Publicidade

Para o jogo contra o Palmeiras, o primeiro da história entre os clubes, o Chelsea deve ter o reforço do técnico Thomas Tuchel. Ele testou positivo para Covid-19 no último sábado (5), em Londres, ficou em isolamento até esta quinta-feira (10) e deve realizar um novo exame para, em caso de teste negativo, viajar para Abu Dhabi.

Técnico Thomas Tuchel fará novos testes de Covid-19
Técnico Thomas Tuchel fará novos testes de Covid-19 Técnico Thomas Tuchel fará novos testes de Covid-19

Quem dirige o Chelsea?

Publicidade

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso recente da equipe inglesa é o alemão Thomas Tuchel. Ele assumiu o time no meio da temporada passada e o levou ao improvável título da Champions League contra o City.

Contratado após deixar o Paris Saint-Germain (França), exatamente por não ter vencido a principal competição europeia, ele acumula no currículo duas taças do Campeonato Francês (2018-19 e 2019-20) com o clube parisiense. Antes, havia levantado a Copa da Alemanha (2016-17) com o Borussia Dortmund.

Artilheiro da equipe

O "homem gol" do time é Romelu Lukaku. O camisa 9 dos londrinos foi contratado nesta temporada pelo time campeão europeu. Sua chegada da Inter de Milão (Itália) gerou muita expectativa e se confirmou no início com os Blues.

Belga Lukaku é o jogador de referência no ataque
Belga Lukaku é o jogador de referência no ataque Belga Lukaku é o jogador de referência no ataque

Aos 28 anos, Lukaku chegou anotando quatro gols nos três primeiros jogos. Porém, depois disso, deu início a um período sem gols, seguido de lesão, Covid-19 e desentendimento com o técnico, até voltar ao time titular no mês passado.

Como jogam os Blues?

Na teoria, Palmeiras e Chelsea são taticamente espelhados. Ambos atuam com três zagueiros e se posicionam em um 3-4-3 e 3-5-2 com a bola.

Porém, quando perdem a posse, tanto ingleses quanto os brasileiros comandados por Abel Ferreira podem alternar entre uma linha de quatro (4-1-4-1) ou cinco defensores (5-4-1).

Chelsea em Mundiais

Essa é apenas a segunda disputada de Mundial Clubes da Fifa pelo time inglês. A primeira foi em 2012, quando passou na semifinal pelo Monterrey (México) por 3 a 1 e caiu diante do Corinthians na decisão. Agora, mais uma vez terá um paulista campeão da Libertadores pela frente. O título vale o troféu da temporada 2021, já que a competição foi adiada em razão de mudanças no calendário devido ao coronavírus.

O vencedor do confronto entre Palmeiras e Chelsea, será contemplado com um título inédito da competição Fifa neste formato atual do torneio.

Confira fotos da partida entre Al-Hilal e Chelsea no Mundial

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.