Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Vasco vira no último lance e tem vantagem na final do Carioca

O time vascaíno repetiu o feito da semifinal contra o Flu e virou a partida sobre o Botafogo no último lance, com o atacante argentino Andrés Ríos

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

Yago Pikachu fez dois gols do Vasco na virada espetacular sobre o Botafogo
Yago Pikachu fez dois gols do Vasco na virada espetacular sobre o Botafogo

O Vasco virou de forma espetacular por 3 a 2 sobre o Botafogo, neste domingo (1), na primeira partida da final do Campeonato Carioca, disputada no Engenhão. Foram quatro gols marcados no primeiro tempo, com destaque para Yago Pikachu, que atuou de forma adiantada e fez dois da equipe vascaína, além do atacante Andrés Ríos, que marcou o gol salvador, aos 49 minutos do segundo tempo.

A segunda partida da final do Carioca será disputada no próximo domingo (8), às 16 horas, no Maracanã. O Vasco joga pelo empate. O Botafogo precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis.

Primeiro tempo

O jogo começou muito veloz. O time botafoguense marcava os vascaínos na saída de bola. E a tática deu certo.


Aos 3 minutos, o meia Renatinho acreditou na jogada e pressionou a zaga vascaína. Wellington recuou para Paulão, que errou e deu nos botafoguense. Renatinho dividiu com o goleiro Martín Silva e colocou a bola no fundo das redes.

Mas o Vasco assustou aos 7 minutos, quando o meia Wagner tocou de cabeça para Rafael Galhardo, no lado direito do ataque. O lateral bateu cruzado e levou muito perigo para o paraguaio Gatito Fernández, escolhido pelo técnico Alberto Valentim como titular na decisão.


O Botafogo parecia ter mais disposição e preocupava a defesa do Vasco nos primeiros 20 minutos do jogo. Léo Valencia e Moisés criaram boas oportunidades para ampliar.

No entanto, aos 29 minutos, Yago Pikachu recebeu passe de Wagner e bateu de primeira, forte, sem chances de defesa para o goleiro Gatito Fernández: 1 a 1. No lance seguinte, Pikachu aproveitou um cruzamento de Riascos pela esquerda, dividiu com o goleiro e virou o clássico.


O Botafogo sentiu a virada e levou alguns minutos para se reorganizar. Mas o time teve outra grande chance aos 39 minutos. Após cobrança de falta da direita, o zagueiro Igor Rabello subiu e testou com muita força, mas Martín Silva estava bem colocado e fez a defesa no reflexo.

E o time botafoguense chegaria ao empate ainda na primeira etapa. Aos 44 minutos, o time desceu pela direita. Luís Fernando cruzou na cabeça de Brenner, que subiu bem e igualou os números do jogo.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, os jogadores das duas equipes mantiveram a disposição para buscar a vitória. O Vasco criou a primeira grande chance com Paulinho. O atacante fez boa jogada pela esquerda, cortou o zagueiro e bateu de perna direita para boa defesa de Gatito. Na sequência, o zagueiro Igor Rabello a bola da pequena área.

Aos 19 minutos, o meia Wagner tentou cruzar para a área botafoguense, mas a bola bateu no braço do zagueiro argentino Joel Carli. Os vascaínos reclamaram, mas o árbitro entendeu que o toque foi involuntário.

O Vasco teve grande oportunidade de voltar à frente do marcador com o argentino Andrés Ríos, mas o zagueiro Marcinho tirou sobre a linha e salvou o Botafogo.

O Botafogo chegou com muito perigo nos minutos finais e o centroavante Kieza, que entrou na segunda etapa, conseguiu tocar para as redes. Mas a arbitragem marcou impedimento.

Na jogada seguinte, Paulinho desceu com rapidez, se antecipou à marcação e tocou para o gol, mas parou nas mãos de Gatito Fernández.

E, provando que um raio pode cair duas vezes no mesmo local, o Vasco virou sobre o adversário no lance final da partida, como ocorreu na semifinal contra o Fluminense, quando o lateral Fabrício fez o terceiro na vitória por 3 a 2, aos 50 minutos. 

O atacante Andrés Ríos, que havia entrado na segunda etapa, aproveitou um escanteio e tentou dar um voleio. A bola saiu mascada, mas foi o suficiente para vencer Gatito Fernández.

Vasco vence Botafogo com gol nos acréscimos

Ficha técnica

Botafogo 2 X 3 Vasco

Botafogo — Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Marcelo, Rodrigo Lindoso, Renatinho (Marcos Vinícius), Leo Valencia (Rodrigo Pimpão) e Luiz Fernando; Brenner (Kieza). Técnico: Alberto Valentim.

Vasco — Martín Silva; Rafael Galhardo, Paulão, Erazo e Fabrício; Desábato, Wellington, Yago Pikachu, Giovanni Augusto (Paulinho) e Wagner (Thiago Galhardo); Riascos (Andrés Rios). Técnico: Zé Ricardo.

Gols — Renatinho, aos três, e Yago Pikachu, aos 28 e aos 30 minutos do primeiro tempo. Andrés Rios, aos 48 minutos do segundo tempo.

Árbitro — Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).

Cartões amarelos — Renatinho, Rodrigo Lindoso, Joel Carli (Botafogo); Fabrício, Wellington, Rafael Galhardo (Vasco).

Renda — R$ 541.370,00.

Público — 16.337 pagantes (19.117 presentes).

Local — Estádio Engenhão, no Rio (RJ).

Veja como foram os brasileiros na rodada do fim de semana

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.