Vasco perde para o Botafogo em São Januário pelo Brasileirão
Botafogo abriu dois gols de vantagem no 1º tempo, Vasco diminuiu na etapa final com um golaço do garoto Andrey, mas a reação não foi suficiente
Futebol|Cesar Sacheto, do R7
O Botafogo superou o Vasco por 2 a 1 no clássico carioca da nona rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado (2), em São Januário. Kieza e Igor Rabello fizeram os gols da equipe botafoguense. O jovem Andrey, que foi promovido recentemente das categorias de base, marcou para o Vasco.
Com o resultado, o Botafogo chegou aos 12 pontos e o Vasco permaneceu com 11. Mas ambos os times seguem apenas em posições intermediárias na tabela do Brasileirão.
Primeira etapa
O jogo começou muito movimentado. O Botafogo surpreendeu os donos da casa logo aos 3 minutos, quando o centroavante Kieza aproveitou um cruzamento da direita e a falha da zaga vascaína para fazer o primeiro gol do jogo.
O Vasco tentou reagir e quase empatou na sequência em um chute de Yago Pikachu. A bola saiu mascada, mas passou muito perto do gol de Jefferson.
Mas o time botafoguense desceu com perigo novamente aos 16 minutos. O zagueiro Joel Carli cabeceou muito bem e a bola passou raspando a trave esquerda do goleiro vascaíno.
A partida seguiu muito disputada e nervosa. O Vasco chegou a pedir pênalti em jogada de Giovanni Augusto sobre Carli, mas o árbitro Raphael Claus mandou o lance seguir.
O Botafogo fazia um bom jogo e ampliou a vantagem com o zagueiro Igor Rabello, que aproveitou uma cobrança de falta pela direita para fazer, de cabeça, o segundo gol da equipe.
A equipe vascaína ainda teve criou uma oportunidade para diminuir o placar na primeira etapa com Pikachu, mas Jefferson fez boa defesa.
Depois, aos 46 minutos, Kieza iniciou um contra-ataque do círculo central, passou por dois vascaínos, mas foi alcançado por um terceiro defensor quando se preparava para chutar.
Segundo tempo
O Vasco começou melhor a segunda etapa e teve uma boa chance mais uma vez com Yago Pikachu. O meia-atacante dominou na esquerda, cortou para dentro e arriscou de perna direita, obrigando Jefferson a espalmar para a linha de fundo.
Na sequência, o jovem meio-campista Andrey, destaque da base cruzmaltina, foi outro a arriscar de longe e fez um golaço. Jefferson saltou, mas não alcançou.
O time do Botafogo chegou bem aos 18 minutos em outrao jogada aérea. Em uma falta na direita, Carli tentou desviar de cabeça, mas a bola sobrou para Rodrigo Lindoso, que chutou alto demais.
Logo depois, Marcelo dominou a bola quase da intermediária e soltou uma bomba para o gol de Fernando Miguel. A bola passou muito perto da trave superior do time vascaíno.
A equipe vascaína tentou responder em outro lance de Pikachu, que levou a bola para a linha de fundo e tocou para Andrés Ríos, que vinha de trás. Mas o atacante argentino bateu muito mal e desperdiçou uma ótima oportunidade.
Aos 26 minutos, o Fernando Miguel salvou o Vasco de levar o terceiro gol e ver a reação no clássico ir por água abaixo. O centroavante Kieza recebeu ótimo lançamento, colocou a bola na frente dos zagueiros e encarou o goleiro. Mas Fernando Miguel fechou o ângulo e impediu o terceiro gol botafoguense.
A defesa do Vasco saiu errado, aos 39 minutos, oferecendo o contra-ataque ao Botafogo. Rodrigo Pimpão dominou e bateu forte para o gol, mas Fernando Miguel diminuiu o ângulo e conseguiu defender. Apesar do esforço, o time vascaíno não conseguiu empatar a partida.
Próximos jogos
O Vasco entrará em campo novamente na próxima quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, para enfrentar o Cruzeiro pela 10ª rodada do Brasileirão. Também na quarta, o Botafogo receberá o Ceará, às 19h30, no Engenhão.
Bastidores de Brasil e Croácia: veja fotos do vestiário dos jogadores