Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Vai começar! Saiba como chegam os 20 times para a disputa da Série B

Times iniciam a luta pelas 4 vagas na Série A nacional naquela que promete ser uma das edições mais difíceis da 2ª divisão

Futebol|Do Live Futebol BR

Taça da Série B de 2021 conquistada pelo Botafogo
Taça da Série B de 2021 conquistada pelo Botafogo Taça da Série B de 2021 conquistada pelo Botafogo

A Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira (8) e promete ser uma das edições mais disputadas pelo acesso à elite do futebol. Clubes tradicionais como o Vasco da Gama e Cruzeiro se preparam para não repetir os resultados do ano passado, e retornarem para a Série A novamente.

Clubes que caíram em 2021, Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense entram na briga, dificultando ainda mais a luta pelas quatro vagas para o próximo ano.

Em mais uma disputa que segue os moldes do Brasileirão Série A, a Segundona terá 20 clubes disputando 38 rodadas, ou seja, enfrentando cada um dos rivais duas vezes. No fim, os quatro primeiros sobem e os quatro últimos serão rebaixados para a Série C.

Neste ano, metade dos times já foram eliminados da fase inicial da Copa do Brasil, como é o caso de Grêmio, Vasco da Gama, Sport, Náutico, Ponte Preta, Chapecoense, Operário-PR, Londrina-PR, CRB e Grêmio Novorizontino.

Publicidade

Leia também

Abaixo, você confere uma breve análise dos 20 participantes e de como eles se prepararam para a disputa que está apenas começando.

BAHIA (BA) - O Tricolor Baiano retornou pela quarta vez para a Série B após sete anos permanecendo na elite do futebol. Começou a temporada 2022 com resultados ruins, sendo desclassificado precocemente no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste.

Publicidade

O Bahia, treinado por Guto Ferreira, está cada vez mais perto de se tornar uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), com proposta do Grupo City envolvendo valores estimados em R$ 650 milhões, o que pode vir a ser um impulsionamento para o clube no meio da temporada.

TIME BASE: Mateus Claus; Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Mugni (Rezende) e Daniel; Raí Nascimento, Marco Antônio e Rodallega.

Publicidade

BRUSQUE (SC) - O grande destaque desta Série B é o clube catarinense que subiu da Série C em 2021 e faturou o campeonato estadual de 2022, voltando a conquistar títulos após 30 anos.

O time também anunciou novos reforços para a nova campanha na Segundona, sendo a principal delas o lateral-direito Pará, que acumula passagens por Santos, Grêmio e Flamengo, aumentando as opções para o técnico Waguinho Dias.

TIME BASE: Ruan Carneiro; Pará, Everton Alemão, Allaxe e Airton; Potiguar, Zé Mateus, Luiz Antônio e Diego Jardel; Fernandinho e Alex Sandro.

CRB (AL) - O CRB ficou em sétimo na temporada de 2021 e vem com a expectativa de conquistar o acesso, após garantir vaga na final do Campeonato Alagoano. O Galo da Pajuçara, liderado por Marcelo Cabo, também chegou na semifinal da Copa do Nordeste. 

Pensando em reforçar a equipe, está em negociação o atacante Rildo, que também é disputado pelo Grêmio.

TIME BASE: Diogo Silva; Raul Prata, Gum, Gilvan e Guilherme Romão; Claudinei, Yago e Maicon (Rafael Longuine); Vico (Emerson), Richard (Emerson) e Anselmo Ramon.

CSA (AL) - O clube comandado por Mozart Santos quase subiu no ano passado, ficando em quinto. Com um aproveitamento de 68% em 19 partidas, foram 11 vitórias, 6 empates e só 2 derrotas.

O Azulão também chegou às semifinais do Campeonato Alagoano deste ano, mas perdeu para o CRB nos pênaltis.

TIME BASE: Marcelo Carné; Igor, Werley, Wellington e Ernandes; Geovane, Gabriel e Yann Rolim; Osvaldo (Felipe Augusto), Marco Túlio e Rodrigo Rodrigues.

CHAPECOENSE (SC) - A Chape retornou à Série B pela segunda vez em três anos e começou a campanha em 2022 com maus resultados. O time foi desclassificado do Catarinense nas quartas de final e, desde então, disputou seis partidas e não venceu nenhuma.

A diretoria anunciou novos reforços para a disputa pelo acesso à Série A neste ano, com a vinda do atacante Chrystian, o volante Guilherme Rend e o lateral-esquerdo Kevin, com contrato até o final do ano. Outro reforço já acertado foi do atacante Rodrigo Varanda, emprestado do Corinthians, além da chegada do novo técnico Gilson Kleina, há duas semanas no clube.

TIME BASE: João Paulo; Pablo, Vitor Becker, Léo e Guilherme Guedes; Guedes, Sousa e Marcelo Freitas; Fernando, Caio Rangel e Perotti.

CRICIÚMA (SC) - O Tigre é um dos quatro clubes que obteve acesso para a Série B neste ano, mas também disputou a Série B do Campeonato Catarinense. Como reforço para esta temporada, o time do técnico Claudio Tencati contratou apenas dois jogadores: Marquinhos Gabriel e Negueba.

TIME BASE: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, W.Manzolli e Marcelo Hermes; Arilson, Marcos Serrato, Bressan e F.Mateus; Rafael Bilu e Lohan.

CRUZEIRO (MG) - Vice-campeão do Mineiro, a Raposa segue na Série B desde 2019, ano do seu primeiro rebaixamento. Com uma proposta diferente, o clube tem o melhor aproveitamento entre seus rivais da Segundona, apesar de ter ficado longe do G4 em 2021. 

O técnico uruguaio Paulo Pezzolano conquistou 70% dos pontos disputados, com 11 vitórias em 16 jogos, além de possuir a melhor média de gols marcados. Foram 34 gols em 16 partidas, com uma média de 2,1 gols por jogo.

Para o segundo ano consecutivo na competição, Pezzolano terá reforços, mas não para a estreia, devido ao impasse na inscrição de novos jogadores como o atacante Rafael Silva, que chegou da China e já treina na Toca da Raposa.

TIME BASE: Rafael Cabral; Rômulo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin e João Paulo; Waguininho (Pedro Castro), Vitor Roque e Edu.

Diego Souza, atacante
Diego Souza, atacante Diego Souza, atacante

GRÊMIO (RS) - O Tricolor Gaúcho foi rebaixado em 2021, pela terceira vez na história do clube, após permanecer boa parte do campeonato na zona de rebaixamento. Neste ano, a equipe contratou novamente o técnico Roger Machado e seu trabalho já obteve resultado, com a conquista pela quinta vez seguida do Campeonato Gaúcho.

O time segue apostando em nomes conhecidos e identificados com a camisa tricolor, como o zagueiro Geromel e o atacante Diego Souza.

TIME BASE: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva, Bitello, Campaz e Elias Manoel; Diego Souza.

GUARANI (SP) - O Bugre começa a temporada com objetivo de alcançar a Série A sob o comando do técnico Daniel Paulista. No estadual, o time só foi eliminado nos pênaltis pelo Corinthians nas quartas de final do equilibrado Campeonato Paulista.

Para a Série B, contratou o experiente zagueiro Leandro Castán, ex-Vasco, além de poder contar com peças já importantes no elenco como Giovanni Augusto, artilheiro da temporada com cinco gols, e Lucão do Break, titular absoluto.

TIME BASE: Kozlinski; Mateus Ludke, João Victor, Ronaldo Alves (Ernando), Derlan (Leandro Castan) e Matheus Pereira; Índio, Rodrigo Andrade (Madison) e Giovanni Augusto (Marcinho); Júlio César e Lucão do Break.

ITUANO (SP) - Campeão da Série C de 2021 e do Troféu do Interior neste ano, o Galo de Itu vem apresentando uma campanha sólida para sonhar com a Série A do Brasileirão. No Campeonato Paulista, chegou às quartas de final e foi eliminado pelo campeão Palmeiras.

Comandando pelo técnico Mazola Júnior, o time não apresentou nenhum novo reforço para o torneio nacional, mas seus últimos resultados mostram que a equipe está disposta a competir, depois de 15 anos longe da segunda divisão. Esta será a quinta participação do Ituano, em 74 anos de existência do Brasileiro Série B.

TIME BASE: Pegorari; Cleberson, Rafael Pereira e Léo Santos; Pacheco, Kaio, Lucas Siqueira, Gerson Magrão, Igor Henrique e Roberto; Aylon.

LONDRINA (PR) - O Londrina fez uma campanha em 2021 arriscada, lutando até a última partida para não cair para a Série C. O técnico Adilson Batista, que assumiu a equipe em março, poderá contar com os atacantes Caprini e Douglas Coutinho, artilheiros com quatro gols cada.

O Tubarão não avançou na Copa do Brasil e também chegou apenas nas quartas de final do estadual. 

TIME BASE: Matheus Nogueira; Samuel Santos, Saimon, Augusto e Eltinho (Felipe Vieira); João Paulo, Jhonny Lucas e Gustavo Blanco; Caprini, Douglas Coutinho e Thiago Ribeiro.

NÁUTICO (PE) - O Alvirrubro do técnico Felipe Conceição avançou para a final do Pernambucano e eliminou o Santa Cruz, mas também se prepara para iniciar a temporada na Segundona. A diretoria do clube espera anunciar novos reforços, como o zagueiro Bruno Bispo, para tentar inscrever o atleta logo na primeira rodada do Brasileiro.

TIME BASE: Lucas Perri; Hereda, Wellington, Camutanga e Júnior Tavares; Richard Franco, Rhaldney e Jean Carlos; Robinho, Kieza e Léo Passos.

Ronaldo, artilheiro do Paulista
Ronaldo, artilheiro do Paulista Ronaldo, artilheiro do Paulista

NOVORIZONTINO (SP) - O ano Novorizontino não começou como o esperado, após ser o primeiro clube paulista a ser rebaixado no estadual, depois de 7 anos na Série A.

A vaga inédita para disputar a Série B e a conquista do Troféu do Interior em 2021, aumentaram as expectativas do clube em sobreviver na segunda divisão nacional.

Além do técnico Allan Aal, que chegou já no fim do estadual, o clube reformulou o elenco, com destaque para os reforços do centroavante Ronaldo, artilheiro do Paulistão pela Inter de Limeira, e o meia argentino Diego Torres.

TIME BASE: Giovanni; Lucas Mendes, Isaque, Guilherme Matos e Reverson; Léo Baiano, Barba e Danielzinho; Cléo Silva, Ronaldo e Douglas Baggio.

OPERÁRIO (PR) - O Operário lutou para não cair no ano passado, mas renovou o otimismo para este ano. O novo técnico, Claudinei Oliveira, que chegou nas semifinais do estadual, poderá contar com o artilheiro da temporada passada, Paulo Sérgio.

A mais recente contratação, foi do experiente goleiro Vanderlei, ex-Vasco, Grêmio, Santos e Coritiba.

TIME BASE: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; Leandro Vilela, Marcelo e Reina; Thomaz Santos, Felipe Garcia e Paulo Sérgio.

PONTE PRETA (SP) - A Macaca não começou seu 2022 muito bem, sendo rebaixada no Paulistão. Comandado por Hélio dos Anjos, a Ponte passou por uma reformulação no elenco, com foco em fazer boa campanha na Série B.

Dispensou o zagueiro Dedé e fez poucas contratações, mas poderá contar com atacante Lucca, que foi artilheiro da equipe no estadual com seis gols.

TIME BASE: Ygor Vinhas; Norberto, Thiago Oliveira, Fabrício e Guilherme Santos (Kevin ou Jean Carlos); Marcos Júnior (André Luiz), Léo Naldi, Matheus Anjos e João Pedro (Niltinho); Lucca e Pedro Jr.

SAMPAIO CORRÊA (MA) – O Sampaio acabou eliminado do Campeonato Maranhense na semifinal, e já foca na Série B. Nesta semana, o clube treinado pelo técnico Léo Condé anunciou as contratações do atacante Ygor Catatau e do lateral-esquerdo Lucas Hipólito.

TIME BASE: Luiz Daniel; Maurício (Van), Joécio, Pedro e João Victor; Wesley Dias e Nathan e Soares (Renatinho); Gabriel Popó (Pimentinha), Mateusinho e Eron;

SPORT RECIFE (PE) - O Leão da Ilha permaneceu pouco tempo na Série A, sendo sua sexta passagem pelo rebaixamento. A temporada do Sport segue regular neste começo de ano, apesar de perder a final da Copa do Nordeste para o Fortaleza.

O time treinador por Gilmar dal Pozzo também chegou às quartas de final do Campeonato Pernambucano, mas foi eliminado pelo Salgueiro, nos pênaltis.

TIME BASE: Mailson; Ewerthon, Thyere, Sabino e Sander (Chico); William Oliveira, Bruno Matias e Denner (Blas); Jáderson, Luciano Juba e Parraguez.

TOMBENSE (MG) - O time comandado por Hemerson Maria está se fortalecendo entre os clubes de Minas Gerais. Foi vice-campeão do Mineiro de 2020 e é bicampeão da Recopa Mineira, de 2021 e 2022.

Nesta temporada, poderá contar com jogadores experientes como o goleiro Rafael Santos e o atacante Ciel, de 40 anos, que foi destaque na campanha passada por marcado 8 gols em 12 jogos. 

TIME BASE: Rafael Santos (Felipe Garcia); Diego Ferreira, Moisés, Mateus Buiate e Manoel; Zé Ricardo, Gustavo e Lucas Santos; Everton Galdino, Keké e Ciel.

Experiente atacante do Vasco, Nenê completa 41 anos em julho
Experiente atacante do Vasco, Nenê completa 41 anos em julho Experiente atacante do Vasco, Nenê completa 41 anos em julho

VASCO DA GAMA (RJ) - O Cruzmaltino não começou seu ano muito bem, mas segue se preparando para viver seu segundo ano consecutivo na Série B. O técnico Zé Ricardo, que chegou em dezembro do ano passado, está otimista apesar da eliminação na Copa do Brasil e da queda na semifinal do Cariocão 2022. 

Contando com jogadores experientes como Nenê e Anderson Conceição, o Vasco buscou se reforçar. Um dos destaques entre os que chegam é o atacante Erik. Vindo do Ypiraga, ele foi a revelação no Campeonato Gaúcho, terminando o torneio como artilheiro, com 16 gols.

TIME BASE: Thiago Rodrigues; Edimar, Anderson Conceição, Quintero e Léo Matos; Yuri Lara (Zé Gabriel), Juninho, Nenê, Figueiredo (Bruno Nazário) e Gabriel Pec; Raniel.

VILA NOVA (GO) - O Vila fez campanha regular na Série B em 2021, terminando em nona posição da tabela. Para este ano, o clube foi eliminado no estadual, mas garantiu a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil.

A equipe de Higo Magalhães espera se manter na segunda divisão, um fator muito importante para o clube goiano.

TIME BASE: Georgemy; Moacir, Rafael Donato, Renato e Bruno Collaço; Pablo Roberto, Arthur Rezende e Wagner; Matheuzinho, Pablo Dyego e Victor Andrade.

Jogos da 1ª rodada

Sexta-feira (08/04)

19h - Brusque x Guarani

19h - Vasco x Vila Nova

21h30 - Bahia x Cruzeiro

Sábado (09/04)

16h - Chapecoense x Ituano

16h30 - Ponte Preta x Grêmio

18h30 - Sport x Sampaio Corrêa

21h - Tombense x Operário

Domingo (10/04)

11h - Londrina x Náutico

Quarta-feira (04/05)

19h - Novorizontino x CRB

21h - CSA x Criciúma

Camisa usada por Maradona no gol 'la mano de Dios', na Copa de 1986, será leiloada por R$ 24 milhões

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.