Futebol Vai começar! Saiba como chegam os 20 times para a disputa da Série B

Vai começar! Saiba como chegam os 20 times para a disputa da Série B

Times iniciam a luta pelas 4 vagas na Série A nacional naquela que promete ser uma das edições mais difíceis da 2ª divisão

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Taça da Série B de 2021 conquistada pelo Botafogo

Taça da Série B de 2021 conquistada pelo Botafogo

Andre Borges/CBF

A Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira (8) e promete ser uma das edições mais disputadas pelo acesso à elite do futebol. Clubes tradicionais como o Vasco da Gama e Cruzeiro se preparam para não repetir os resultados do ano passado, e retornarem para a Série A novamente.

Clubes que caíram em 2021, Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense entram na briga, dificultando ainda mais a luta pelas quatro vagas para o próximo ano.

Em mais uma disputa que segue os moldes do Brasileirão Série A, a Segundona terá 20 clubes disputando 38 rodadas, ou seja, enfrentando cada um dos rivais duas vezes. No fim, os quatro primeiros sobem e os quatro últimos serão rebaixados para a Série C.

Neste ano, metade dos times já foram eliminados da fase inicial da Copa do Brasil, como é o caso de Grêmio, Vasco da Gama, Sport, Náutico, Ponte Preta, Chapecoense, Operário-PR, Londrina-PR, CRB e Grêmio Novorizontino.

Abaixo, você confere uma breve análise dos 20 participantes e de como eles se prepararam para a disputa que está apenas começando.

BAHIA (BA) - O Tricolor Baiano retornou pela quarta vez para a Série B após sete anos permanecendo na elite do futebol. Começou a temporada 2022 com resultados ruins, sendo desclassificado precocemente no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste.

O Bahia, treinado por Guto Ferreira, está cada vez mais perto de se tornar uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), com proposta do Grupo City envolvendo valores estimados em R$ 650 milhões, o que pode vir a ser um impulsionamento para o clube no meio da temporada.

TIME BASE: Mateus Claus; Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Mugni (Rezende) e Daniel; Raí Nascimento, Marco Antônio e Rodallega.


BRUSQUE (SC) - O grande destaque desta Série B é o clube catarinense que subiu da Série C em 2021 e faturou o campeonato estadual de 2022, voltando a conquistar títulos após 30 anos.

O time também anunciou novos reforços para a nova campanha na Segundona, sendo a principal delas o lateral-direito Pará, que acumula passagens por Santos, Grêmio e Flamengo, aumentando as opções para o técnico Waguinho Dias.

TIME BASE: Ruan Carneiro; Pará, Everton Alemão, Allaxe e Airton; Potiguar, Zé Mateus, Luiz Antônio e Diego Jardel; Fernandinho e Alex Sandro.


CRB (AL) - O CRB ficou em sétimo na temporada de 2021 e vem com a expectativa de conquistar o acesso, após garantir vaga na final do Campeonato Alagoano. O Galo da Pajuçara, liderado por Marcelo Cabo, também chegou na semifinal da Copa do Nordeste. 

Pensando em reforçar a equipe, está em negociação o atacante Rildo, que também é disputado pelo Grêmio.

TIME BASE: Diogo Silva; Raul Prata, Gum, Gilvan e Guilherme Romão; Claudinei, Yago e Maicon (Rafael Longuine); Vico (Emerson), Richard (Emerson) e Anselmo Ramon.


CSA (AL) - O clube comandado por Mozart Santos quase subiu no ano passado, ficando em quinto. Com um aproveitamento de 68% em 19 partidas, foram 11 vitórias, 6 empates e só 2 derrotas.

O Azulão também chegou às semifinais do Campeonato Alagoano deste ano, mas perdeu para o CRB nos pênaltis.

TIME BASE: Marcelo Carné; Igor, Werley, Wellington e Ernandes; Geovane, Gabriel e Yann Rolim; Osvaldo (Felipe Augusto), Marco Túlio e Rodrigo Rodrigues.


CHAPECOENSE (SC) - A Chape retornou à Série B pela segunda vez em três anos e começou a campanha em 2022 com maus resultados. O time foi desclassificado do Catarinense nas quartas de final e, desde então, disputou seis partidas e não venceu nenhuma.

A diretoria anunciou novos reforços para a disputa pelo acesso à Série A neste ano, com a vinda do atacante Chrystian, o volante Guilherme Rend e o lateral-esquerdo Kevin, com contrato até o final do ano. Outro reforço já acertado foi do atacante Rodrigo Varanda, emprestado do Corinthians, além da chegada do novo técnico Gilson Kleina, há duas semanas no clube.

TIME BASE: João Paulo; Pablo, Vitor Becker, Léo e Guilherme Guedes; Guedes, Sousa e Marcelo Freitas; Fernando, Caio Rangel e Perotti.


CRICIÚMA (SC) - O Tigre é um dos quatro clubes que obteve acesso para a Série B neste ano, mas também disputou a Série B do Campeonato Catarinense. Como reforço para esta temporada, o time do técnico Claudio Tencati contratou apenas dois jogadores: Marquinhos Gabriel e Negueba.

TIME BASE: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, W.Manzolli e Marcelo Hermes; Arilson, Marcos Serrato, Bressan e F.Mateus;  Rafael Bilu e Lohan.


CRUZEIRO (MG) - Vice-campeão do Mineiro, a Raposa segue na Série B desde 2019, ano do seu primeiro rebaixamento. Com uma proposta diferente, o clube tem o melhor aproveitamento entre seus rivais da Segundona, apesar de ter ficado longe do G4 em 2021. 

O técnico uruguaio Paulo Pezzolano conquistou 70% dos pontos disputados, com 11 vitórias em 16 jogos, além de possuir a melhor média de gols marcados. Foram 34 gols em 16 partidas, com uma média de 2,1 gols por jogo.

Para o segundo ano consecutivo na competição, Pezzolano terá reforços, mas não para a estreia, devido ao impasse na inscrição de novos jogadores como o atacante Rafael Silva, que chegou da China e já treina na Toca da Raposa.

TIME BASE: Rafael Cabral; Rômulo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin e João Paulo; Waguininho (Pedro Castro), Vitor Roque e Edu.

Diego Souza, atacante

Diego Souza, atacante

Grêmio FBPA / Divulgação / CP

GRÊMIO (RS) - O Tricolor Gaúcho foi rebaixado em 2021, pela terceira vez na história do clube, após permanecer boa parte do campeonato na zona de rebaixamento. Neste ano, a equipe contratou novamente o técnico Roger Machado e seu trabalho já obteve resultado, com a conquista pela quinta vez seguida do Campeonato Gaúcho.

O time segue apostando em nomes conhecidos e identificados com a camisa tricolor, como o zagueiro Geromel e o atacante Diego Souza.

TIME BASE: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva, Bitello, Campaz e Elias Manoel; Diego Souza.


GUARANI (SP) - O Bugre começa a temporada com objetivo de alcançar a Série A sob o comando do técnico Daniel Paulista. No estadual, o time só foi eliminado nos pênaltis pelo Corinthians nas quartas de final do equilibrado Campeonato Paulista.

Para a Série B, contratou o experiente zagueiro Leandro Castán, ex-Vasco, além de poder contar com peças já importantes no elenco como Giovanni Augusto, artilheiro da temporada com cinco gols, e Lucão do Break, titular absoluto.

TIME BASE: Kozlinski; Mateus Ludke, João Victor, Ronaldo Alves (Ernando), Derlan (Leandro Castan) e Matheus Pereira; Índio, Rodrigo Andrade (Madison) e Giovanni Augusto (Marcinho); Júlio César e Lucão do Break.


ITUANO (SP) - Campeão da Série C de 2021 e do Troféu do Interior neste ano, o Galo de Itu vem apresentando uma campanha sólida para sonhar com a Série A do Brasileirão. No Campeonato Paulista, chegou às quartas de final e foi eliminado pelo campeão Palmeiras.

Comandando pelo técnico Mazola Júnior, o time não apresentou nenhum novo reforço para o torneio nacional, mas seus últimos resultados mostram que a equipe está disposta a competir, depois de 15 anos longe da segunda divisão. Esta será a quinta participação do Ituano, em 74 anos de existência do Brasileiro Série B.

TIME BASE: Pegorari; Cleberson, Rafael Pereira e Léo Santos; Pacheco, Kaio, Lucas Siqueira, Gerson Magrão, Igor Henrique e Roberto; Aylon.


LONDRINA (PR) - O Londrina fez uma campanha em 2021 arriscada, lutando até a última partida para não cair para a Série C. O técnico Adilson Batista, que assumiu a equipe em março, poderá contar com os atacantes Caprini e Douglas Coutinho, artilheiros com quatro gols cada.

O Tubarão não avançou na Copa do Brasil e também chegou apenas nas quartas de final do estadual. 

TIME BASE: Matheus Nogueira; Samuel Santos, Saimon, Augusto e Eltinho (Felipe Vieira); João Paulo, Jhonny Lucas e Gustavo Blanco; Caprini, Douglas Coutinho e Thiago Ribeiro.


NÁUTICO (PE) - O Alvirrubro do técnico Felipe Conceição avançou para a final do Pernambucano e eliminou o Santa Cruz, mas também se prepara para iniciar a temporada na Segundona. A diretoria do clube espera anunciar novos reforços, como o zagueiro Bruno Bispo, para tentar inscrever o atleta logo na primeira rodada do Brasileiro.

TIME BASE: Lucas Perri; Hereda, Wellington, Camutanga e Júnior Tavares; Richard Franco, Rhaldney e Jean Carlos; Robinho, Kieza e Léo Passos.

Ronaldo, artilheiro do Paulista

Ronaldo, artilheiro do Paulista

ROGÉRIO CAPELA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO - 29/01/2022

NOVORIZONTINO (SP) - O ano Novorizontino não começou como o esperado, após ser o primeiro clube paulista a ser rebaixado no estadual, depois de 7 anos na Série A.

A vaga inédita para disputar a Série B e a conquista do Troféu do Interior em 2021, aumentaram as expectativas do clube em sobreviver na segunda divisão nacional.

Além do técnico Allan Aal, que chegou já no fim do estadual, o clube reformulou o elenco, com destaque para os reforços do centroavante Ronaldo, artilheiro do Paulistão pela Inter de Limeira, e o meia argentino Diego Torres.

TIME BASE: Giovanni; Lucas Mendes, Isaque, Guilherme Matos e Reverson; Léo Baiano, Barba e Danielzinho; Cléo Silva, Ronaldo e Douglas Baggio.


OPERÁRIO (PR) - O Operário lutou para não cair no ano passado, mas renovou o otimismo para este ano. O novo técnico, Claudinei Oliveira, que chegou nas semifinais do estadual, poderá contar com o artilheiro da temporada passada, Paulo Sérgio.

A mais recente contratação, foi do experiente goleiro Vanderlei, ex-Vasco, Grêmio, Santos e Coritiba.

TIME BASE: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; Leandro Vilela, Marcelo e Reina; Thomaz Santos, Felipe Garcia e Paulo Sérgio.


PONTE PRETA (SP) - A Macaca não começou seu 2022 muito bem, sendo rebaixada no Paulistão. Comandado por Hélio dos Anjos, a Ponte passou por uma reformulação no elenco, com foco em fazer boa campanha na Série B.

Dispensou o zagueiro Dedé e fez poucas contratações, mas poderá contar com atacante Lucca, que foi artilheiro da equipe no estadual com seis gols.

TIME BASE: Ygor Vinhas; Norberto, Thiago Oliveira, Fabrício e Guilherme Santos (Kevin ou Jean Carlos); Marcos Júnior (André Luiz), Léo Naldi, Matheus Anjos e João Pedro (Niltinho); Lucca e Pedro Jr.


SAMPAIO CORRÊA (MA) – O Sampaio acabou eliminado do Campeonato Maranhense na semifinal, e já foca na Série B. Nesta semana, o clube treinado pelo técnico Léo Condé anunciou as contratações do atacante Ygor Catatau e do lateral-esquerdo Lucas Hipólito.

TIME BASE: Luiz Daniel; Maurício (Van), Joécio, Pedro e João Victor; Wesley Dias e Nathan e Soares (Renatinho); Gabriel Popó (Pimentinha), Mateusinho e Eron;


SPORT RECIFE (PE) - O Leão da Ilha permaneceu pouco tempo na Série A, sendo sua sexta passagem pelo rebaixamento. A temporada do Sport segue regular neste começo de ano, apesar de perder a final da Copa do Nordeste para o Fortaleza.

O time treinador por Gilmar dal Pozzo também chegou às quartas de final do Campeonato Pernambucano, mas foi eliminado pelo Salgueiro, nos pênaltis.

TIME BASE: Mailson; Ewerthon, Thyere, Sabino e Sander (Chico); William Oliveira, Bruno Matias e Denner (Blas); Jáderson, Luciano Juba e Parraguez.

TOMBENSE (MG) - O time comandado por Hemerson Maria está se fortalecendo entre os clubes de Minas Gerais. Foi vice-campeão do Mineiro de 2020 e é bicampeão da Recopa Mineira, de 2021 e 2022.

Nesta temporada, poderá contar com jogadores experientes como o goleiro Rafael Santos e o atacante Ciel, de 40 anos, que foi destaque na campanha passada por marcado 8 gols em 12 jogos. 

TIME BASE: Rafael Santos (Felipe Garcia); Diego Ferreira, Moisés, Mateus Buiate e Manoel; Zé Ricardo, Gustavo e Lucas Santos; Everton Galdino, Keké e Ciel.

Experiente atacante do Vasco, Nenê completa 41 anos em julho

Experiente atacante do Vasco, Nenê completa 41 anos em julho

Rafael Ribeiro/Vasco


VASCO DA GAMA (RJ) - O Cruzmaltino não começou seu ano muito bem, mas segue se preparando para viver seu segundo ano consecutivo na Série B. O técnico Zé Ricardo, que chegou em dezembro do ano passado, está otimista apesar da eliminação na Copa do Brasil e da queda na semifinal do Cariocão 2022. 

Contando com jogadores experientes como Nenê e Anderson Conceição, o Vasco buscou se reforçar. Um dos destaques entre os que chegam é o atacante Erik. Vindo do Ypiraga, ele foi a revelação no Campeonato Gaúcho, terminando o torneio como artilheiro, com 16 gols.

TIME BASE: Thiago Rodrigues; Edimar, Anderson Conceição, Quintero e Léo Matos; Yuri Lara (Zé Gabriel), Juninho, Nenê, Figueiredo (Bruno Nazário) e Gabriel Pec; Raniel.


VILA NOVA (GO) - O Vila fez campanha regular na Série B em 2021, terminando em nona posição da tabela. Para este ano, o clube foi eliminado no estadual, mas garantiu a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil.

A equipe de Higo Magalhães espera se manter na segunda divisão, um fator muito importante para o clube goiano.

TIME BASE: Georgemy; Moacir, Rafael Donato, Renato e Bruno Collaço; Pablo Roberto, Arthur Rezende e Wagner; Matheuzinho, Pablo Dyego e Victor Andrade.

Jogos da 1ª rodada

Sexta-feira (08/04)
19h - Brusque x Guarani
19h - Vasco x Vila Nova
21h30 - Bahia x Cruzeiro

Sábado (09/04)
16h - Chapecoense x Ituano
16h30 - Ponte Preta x Grêmio
18h30 - Sport x Sampaio Corrêa
21h - Tombense x Operário

Domingo (10/04)
11h - Londrina x Náutico

Quarta-feira (04/05)
19h - Novorizontino x CRB
21h - CSA x Criciúma
 

Camisa usada por Maradona no gol 'la mano de Dios', na Copa de 1986, será leiloada por R$ 24 milhões

Últimas