Uefa vai pedir à Fifa 16 vagas para Copa do Mundo de 2026
Europeus querem aumentar países participantes e não se enfrentarem na fase de grupos
Futebol|Do R7
Aproveitando o inchaço na Copa do Mundo, para propor o desenvolvimento do futebol em regiões periféricas do mundo, o presidente Uefa, Aleksander Ceferin, pedirá 16 vagas para os europeus das 48 abertas para a Copa do Mundo de 2026. A reunião com membro da Fifa será nesta quinta-feira (09).
Lionel Messi assinará novo contrato com multa rescisória superior a R$ 1 bilhão
Foto de Cristiano Ronaldo tomando banho tem mais de 1 milhão de likes nas redes sociais
Brasil segue em 2º no ranking da Fifa; Argentina lidera
No atual modelo de 32 times no mundial, a Europa tem 13 representantes. Por conta do novo regulamento que será adotado pela instituição máxima do futebol, a Uefa entende que colocar mais três representantes será justo.
"Concluímos que é realista solicitar 16 vagas e também uma condição: que cada seleção europeia seja alocada em um grupo diferente da Copa", afirmou Ceferin.
Antes do pedido oficial, o mandatário se reuniu com o Comitê Executivo da Uefa e definiu a proposta para a Copa de 2026. Pelas novas definições da Fifa, a primeira fase será dividida em 16 grupos de três times cada. Os dois melhores de cada chave avançam à fase seguinte, totalizando 32 seleções na disputa do mata-mata.
"Acredito que nossas 16 seleções podem avançar à segunda fase", opinou Ceferin, já dando como certa a aprovação do seu pedido junto à Fifa - a entidade mundial ainda não se manifestou sobre a solicitação da Uefa. A Fifa pretende definir as vagas de cada confederação na futura Copa em reunião a ser realizada no Bahrein, em maio.
Caso o pedido da Uefa seja acatado pela Fifa, o Mundial de 2026 não terá jogos entre europeus durante toda a fase de grupos. Em 2014, no Brasil, uma das partidas mais badaladas daquela Copa foi o confronto entre Espanha e Holanda, na mesma chave. Os holandeses, então vice-campeões mundiais, golearam os espanhóis, campeões em 2010, pelo placar de 5 a 1.