Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Uefa debaterá manipulação de jogos e projeto de "Liga das Nações"

Futebol|Do R7

O congresso da Uefa começa nesta quinta-feira, em Astana, com a luta contra a manipulação de resultados e o projeto de uma "Liga das Nações" como principais pautas em discussão, em meio a um contexto político complicado em função da crise na Crimeia.

A entidade que rege o futebol europeu, que cumpre 60 anos de vida, espera que os representantes dos 54 países membros adotem um "programa comum" de luta contra a manipulação de jogos, começando pela educação, informou o secretário-geral da Entidade, Gianni Infantino.

"É importante educar os jogadores e os árbitros: 'Se alguém se aproximar para tentar manipular um resultado e você é um jovem ou está no final da carreira, fale com sua Federação, com a polícia", aconselhou Infantino.

A Uefa acredita que existe um problema de "harmonização dos regulamentos na Europa" e defende um endurecimento das sanções contra os corruptos.


A entidade quer que a manipulação de jogos seja considerada "um delito de fraude inscrito no código penal". A polícia diz frequentemente que 'tem coisas mais importantes para fazer', mas se for crime, será diferente", defendeu Infantino.

A Uefa já vigia a "situação 24 horas por dia, 365 dias por ano". "Atualmente, há 0,7% de alertas, o que não quer dizer obrigatoriamente que uma partida foi manipulada, mas pode haver uma lesão suspeita de um jogador, por exemplo", explicou Infantino.


"Nas grandes competições, não há manipulação de jogos, mas 0,7% do total segue sendo demais", completou.

Para dar mais valor aos jogos entre seleções, quando não estiver sendo disputada uma fase final entre clubes, a Uefa poderia organizar uma espécie de "Liga de Nações".


"Há equipes contra as quais todo mundo quer jogar um amistoso e outras que nunca encontram rivais para estas partidas, daí vem a ideia de criar uma 'Liga de Nações' se as Federações que fazem parte da Uefa aprovarem", resumiu o dirigente.

A Uefa planeja organizar uma espécie de campeonato com vários grupos ou divisões durante as "datas Fifa" para partidas amistosas, seguindo a classificação dos países.

O objetivo para cada seleção seria subir ou cair de divisão, com um prêmio financeiro para o vencedor ou um convite para participar de uma Eurocopa para a equipe que conquistar a categoria inferior, explicaram as imprensas inglesa e dinamarquesa.

O projeto, contudo, não seria posto em prática antes de 2018.

A reunião será realizada na capital do Cazaquistão, país fronteiriço com a Rússia e perto da Ucrânia, duas nações que disputam o território da Crimeia.

Infantino garantiu nesta quarta-feira que a Uefa ainda não recebeu nenhum pedido formal para que os clubes da Crimeia deixem a Federação Ucraniana de futebol para se unir à russa.

pgr/kn/fbx/mcd/am/lg

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.