Trio de ferro pernambucano volta a disputar 1ª fase do Estadual em 2018
Sport, Náutico e Santa Cruz entram direto no hexagonal final desde 2015
Futebol|Cesar Sacheto, do R7

O Campeonato Pernambucano de 2018, que começa nesta quarta-feira (17), traz uma regra totalmente diferente das utilizadas nas edições passadas. Neste ano, haverá o retorno dos três principais clubes do Estado — Sport, Náutico e Santa Cruz — à etapa inicial do torneio.
A ideia da federação local é evitar o esvaziamento da competição e atrair mais torcedores, pois a fórmula anterior previa o chamado “trio de ferro” do Recife somente no hexagonal decisivo, sem passar pela etapa preliminar.
Neste ano, os 11 clubes da Série A1 (1ª Divisão) jogarão em turno único. Integram o campeonato os dez melhores times do ano passado (Sport, Salgueiro, Santa Cruz, Náutico, Belo Jardim, Central, Flamengo de Arcoverde, Afogados, América-PE e Vitória) e o campeão da Série A2 (Pesqueira).
Os oito melhores avançam para as quartas de final. Depois, haverá semifinais e as finais. Os dois últimos serão rebaixados à Série A2 do em 2019.

O Sport, maior campeão estadual (41 conquistas), tem o melhor elenco para defender o título e larga como favorito. O time rubro-negro mudou a política de contratações. O técnico Nelsinho Baptista terá um grupo menos badalado para a temporada.
A equipe perdeu atletas importantes, como o meia-atacante Diego Souza (São Paulo), o volante Patrick (Internacional), o lateral-esquerdo Mena (Bahia) e o lateral-direito Samuel Xavier (Atlético-MG). Entre os novos contratados, o meia Marlone, que veio do Atlético-MG, é o mais conhecido.
Já Santa Cruz e Náutico vivem momentos dramáticos, tanto esportivamente quanto do ponto de vista financeiro. Ambos foram rebaixados à Série C do Brasileirão.
O time tricolor adotou uma política de contenção de gastos. O jovem técnico Júnior Rocha deve trabalhar com jogadores pouco conhecidos no cenário nacional.

No Náutico, a falta de recursos provocou a montagem de uma equipe bastante modesta para a atual temporada — antes do Estadual, a equipe terá compromisso pela Copa do Nordeste, nesta quarta (17), contra o Altos-PI.
Por isso, o técnico Roberto Fernandes adiantou que a torcida precisará ter paciência com o time em 2018.
"O momento do Náutico hoje é diferente. O momento em que se poderia cobra uma qualidade a mais é quando se tinha uma folha (salarial) seis, oito vezes maior que a nossa hoje. O Náutico vai jogar futebol de resultado", destacou o treinador.
A primeira rodada do Estadual será disputada nesta quarta-feira (17) com as seguintes partidas: Afogados x Central de Caruaru, Pesqueira x Belo Jardim e Flamengo de Arcoverde x Sport. Na quinta (18), jogam Santa Cruz x Vitória-PE. Na sexta (19), a rodada será finalizada com Náutico x América-PE.
Nomes conhecidos dos tradicionais clubes brasileiros, veteranos defenderão equipes de menor expressão por todo o País, nos mais diversos Estaduais. Natural de Planaltina-DF, o zagueiro Lúcio, de 39 anos, volta à sua origem para defender o Gama-DF no Ca...
Nomes conhecidos dos tradicionais clubes brasileiros, veteranos defenderão equipes de menor expressão por todo o País, nos mais diversos Estaduais. Natural de Planaltina-DF, o zagueiro Lúcio, de 39 anos, volta à sua origem para defender o Gama-DF no Campeonato Candango deste ano. Aos 40 anos, o tem uma carreira de sucesso e muitos títulos. Entre eles, a Copa do Mundo de 2002, a Liga dos Campeões da Europa e o Mundial de Clubes com a Internazionale-ITA (2009/10), três títulos do Campeonato Alemão (2004/5, 2005/6 e 2007/8). O zagueiro também conquistou a Copa São Paulo Júnior de 1998 pelo Internacional-RS




































