Trave, pênaltis desperdiçados e mais: São Paulo tem ‘sorte de campeão’ em noite na Colômbia
Tricolor foi dominado pelo Atlético Nacional, mas conseguiu sobreviver à pressão, e tudo segue em aberto para jogo da volta
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O São Paulo sobreviveu ao jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Amplamente dominado pelo Atlético Nacional nesta terça (12), na Colômbia, o Tricolor conseguiu segurar o empate sem gols e agora decide a vaga para as quartas de final no Morumbis, contando com apoio de seu torcedor. Caso consiga superar os colombianos, o time de Hernán Crespo encara o vencedor do duelo entre LDU e Botafogo.
Na noite de terça (12), o São Paulo teve a famosa “sorte de campeão”. O Atlético Nacional teve, pelo menos, quatro grandes chances de balançar as redes, enquanto o Tricolor pouco ameaçou no ataque. Foram 19 finalizações do time colombiano, contra apenas cinco do Tricolor, por exemplo.
Leia mais
- Rafael venceu batalha mental com Cardona. Defendeu um pênalti. Viu outro ir para fora. Tomou duas bolas na trave. São Paulo empata com o Atlético Nacional em 0 a 0. Graças a seu goleiro
- Libertadores: brasileiros seguram empate e vagas nas quartas de final seguem em aberto
- Corinthians precisa de 40,4% de aproveitamento no segundo turno para escapar da queda
No primeiro tempo, o Atlético Nacional teve a primeira grande chance de abrir o placar. Ferraresi bateu com a mão na bola após chute de Marlos Moreno, logo aos 14 minutos de jogo. Na cobrança, Cardona foi para a bola, mas chutou para fora.
No segundo tempo, novo pênalti cometido por Ferraresi, dessa vez após derrubar Morelos na grande área, aos 23 minutos da segunda etapa. Cardona foi para a bola mais uma vez. No entanto, o atacante parou em grande defesa de Rafael, que se esticou para defender a penalidade.
Além dos dois pênaltis desperdiçados, o Atlético Nacional carimbou a trave em duas oportunidades. Aos 10 minutos da etapa final, Marlos Moreno chutou de voleio, no canto oposto. Rafael até tentou pular na bola, que beijou a trave. Três minutos mais tarde, Hinestroza recebeu boa bola na ponta direita e chutou forte, rasteiro, mas novamente a bola pegou no poste.
Sofrimento “normal”
Para Crespo, a pressão sofrida pelo São Paulo é “normal”. O argentino reconheceu que seu time não fez uma boa partida e que precisa melhorar para o duelo da volta. “Não fomos tão agressivos como pretendemos. Na hora de jogar bola, talvez tenhamos tido dificuldade para contra-atacar, criar situações, mas o mérito foi deles. Colocou pressão, não nos deixou jogar. Time complicado, estádio complicado, clima complicado. Muito contente pelo Rafael, depois seguramente temos que melhorar neste aspecto. Mas foi uma situação normal sofrer aqui”, disse Crespo.
O técnico argentino ainda valorizou a atuação do goleiro Rafael, determinante para a manutenção do 0 a 0. “Devo parabenizar o Rafael. Muito contente por ele. É um líder, uma liderança muito significativa para o grupo. Contente. Nunca é fácil parar um pênalti numa situação assim. E ele fechou o gol. Levamos um empate muito difícil daqui, que é muito difícil”, completou o treinador.
Próximas partidas
O São Paulo volta a enfrentar o Atlético Nacional na próxima terça-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no Morumbis. Antes disso, porém, o Tricolor visita o Sport, na Ilha do Retiro, às 18h30 (de Brasília), no sábado (16), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Qual foi o resultado do jogo entre São Paulo e Atlético Nacional?
O São Paulo empatou sem gols com o Atlético Nacional na partida de ida das oitavas de final da Libertadores, realizada na Colômbia.
Como foi o desempenho do São Paulo no jogo?
O São Paulo foi amplamente dominado pelo Atlético Nacional, que teve várias oportunidades de marcar, enquanto o Tricolor teve poucas finalizações.
Quais foram as principais chances de gol do Atlético Nacional?
O Atlético Nacional teve pelo menos quatro grandes chances de marcar, incluindo dois pênaltis desperdiçados e duas bolas que acertaram a trave.
Quem foi o responsável por defender os pênaltis do Atlético Nacional?
O goleiro Rafael, do São Paulo, foi responsável por defender um dos pênaltis cobrados por Cardona, mantendo o empate sem gols.
O que disse o técnico Hernán Crespo sobre a partida?
Hernán Crespo reconheceu que o São Paulo não teve uma boa atuação e que a pressão sofrida é normal. Ele elogiou a performance do goleiro Rafael e destacou a necessidade de melhorar para o próximo jogo.
Quando será o próximo jogo entre São Paulo e Atlético Nacional?
O próximo jogo entre São Paulo e Atlético Nacional ocorrerá na terça-feira (19), às 21h30, no Morumbi.
Qual é o próximo compromisso do São Paulo antes do jogo contra o Atlético Nacional?
Antes de enfrentar o Atlético Nacional, o São Paulo jogará contra o Sport na Ilha do Retiro, no sábado (16), às 18h30.