Futebol Torcedores do Liverpool serão reembolsados por caos na final da Liga dos Campeões

Torcedores do Liverpool serão reembolsados por caos na final da Liga dos Campeões

Jogo entre os Reds e o Real Madrid, que aconteceu no Stade de Paris, foi marcado por confusão entre a torcida e policiais

Agência Estado - Esportes
Torcedores do Liverpool foram vítimas de spray de pimenta e gás lacrimogêneo

Torcedores do Liverpool foram vítimas de spray de pimenta e gás lacrimogêneo

Fernando Kallas/Reuters - 28.05.2022

A Uefa comunicou nesta terça-feira (7) que vai implementar um esquema especial de reembolso para todos os 19.618 torcedores do Liverpool que estiveram no Stade de Paris em maio do ano passado, durante a final da Liga dos Campeões, vencida por 1 a 0 pelo Real Madrid.

O evento foi marcado por uma grande confusão na entrada do estádio, onde policiais usaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo após tentativas de invasão do setor destinado à torcida do clube inglês por torcedores sem ingresso.

A repressão policial teve impacto para todos os que estavam no local, com ou sem ingresso. Muitos foram esmagados contra as grades, enquanto outros tentavam pulá-las. Além disso, alguns dos presentes foram vítimas de roubo no meio da confusão. No mês passado, uma auditoria independente considerou a Uefa responsável pelas falhas de segurança. "É incrível que ninguém tenha perdido a vida", diz um trecho do texto.

O processo de reembolso será coordenado diretamente pelo Liverpool. A Uefa também informou que aceitará pedidos de reembolso de torcedores do Real Madrid, que devem abrir uma solicitação no serviço de apoio ao cliente da Uefa e esperar que ela seja avaliada com base em critérios definidos pela entidade.

"Levamos em consideração um grande número de opiniões expressadas tanto publicamente quanto em particular e acreditamos que criamos um esquema abrangente e justo", disse o secretário-geral da Uefa, Theodore Theodoridis. "Reconhecemos as experiências negativas vividas pelos torcedores e, com este esquema, iremos reembolsar aqueles que compraram bilhetes e que foram os mais afetados pelas dificuldades de acesso ao estádio", completou.

Depois da confusão, que impediu pessoas com ingresso genuíno de terem acesso à final, o ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, chegou a dizer que houve uma "fraude de ingressos em nível industrial". Com o avançar das investigações, não ficou claro qual seria o volume exato de entradas falsas. Comunicados da Uefa nas semanas que antecederam o caso culparam torcedores do Liverpool pelo caos, o que gerou respostas do clube. No mês passado, Theodoridis pediu desculpas pela postura da instituição.

Neymar de fora contra o Bayern! Relembre as lesões do brasileiro desde que chegou à Europa

Últimas