Título do Palmeiras em 1951 fica fora de pauta da Fifa
Considerado mundial pelo clube, Copa Rio não foi discutida
Futebol|Paulo Amaral, do R7
O término da discussão sobre a legalidade dos títulos conquistados por Santos, São Paulo, Flamengo e Grêmio antes da criação do Mundial de Clubes da Fifa no modelo atual (em 2000 e, depois, a partir de 2005) não colocará um ponto final em uma outra pergunta polêmica: afinal, o Palmeiras tem ou não tem Mundial?
Se depender do comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira (27), em que a Fifa ratifica as conquistas dos quatro clubes citados acima, a resposta continua sendo ruim para o torcedor palmeirense.
As conquistas da Copa Rio de 1951 (Palmeiras) e 1952 (Fluminense) não estiveram na pauta da entidade e, portanto, não foram contempladas com a decisão que deixou são-paulinos, santistas, flamenguistas e gremistas satisfeitos.
EsportesR7 também no YouTube. Inscreva-se
A informação já havia sido passada, em agosto, pelo jornalista Cosme Rímoli, do R7. Em contato com a Conmebol, a entidade informou que "o atual Comitê Executivo da Fifa considera que o torneio foi uma competição de 'dimensão mundial', por abranger grandes clubes. Não um torneio mundial. É uma sutil, porém importante diferença".
No Palmeiras, no entanto, dirigentes consideram que o assunto não entrou em pauta porque a Fifa havia garantido ao clube que a conquista de 51 tinha, sim, peso de uma taça mundial.