Efeito Dorival: Coronado se vê ‘recuperado’ com novo treinador e vira opção na Sul-Americana
Meia marcou ao entrar no segundo tempo contra o Internacional e pode assumir a titularidade de Garro
Corinthians|Carol Malheiro*, do R7

O Corinthians precisa da vitória contra o América de Cali, nesta terça-feira (6), para se garantir com chances de classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na última vez que as equipes se enfrentaram, o Timão arrancou um empate nos minutos finais de jogo com o lateral Matheuzinho, que evitou a segunda derrota consecutiva do time. Mas naquela ocasião, o Alvinegro teve um desfalque importante: o meia Igor Coronado, que ficou quatro jogos fora devido a uma lesão.
Desde que voltou aos gramados na única vitória do Corinthians na Sul-Americana até aqui contra o Racing, do Uruguai, Coronado não foi titular, mas só não entrou em campo contra o Novorizontino, pela Copa do Brasil. Saindo do banco, o meia foi crucial na vitória do Timão, neste sábado (3), contra o Internacional por 4 a 2. Ele fez um gol de cavadinha no último lance de perigo do jogo, além de contribuir para melhora da movimentação e da criação de jogadas ofensivas da equipe.
Este foi o primeiro gol de Igor Coronado no Campeonato Brasileiro, o terceiro dele na temporada. A disposição do meia em campo indicou que sua conversa particular com Dorival Júnior após os treinamentos teve resultados, mais imediatos do que o esperado para o torcedor corintiano. O treinador pode ter tido um efeito o importante para que o meia recuperasse sua confiança.
Leia mais
Desde que chegou ao Corinthians, em 16 de fevereiro de 2024, Coronado teve seis lesões e foi desfalque do clube em cerca de 20% dos jogos. Só neste ano, ele ficou 18 dias afastados em abril e 24 dias ausente em março por uma lesão no tendão do músculo adutor da perna direita, o que o fez perder a semifinal e a partida de ida da final do Paulistão, sendo relacionado para o jogo de volta, mas não entrando.
A inconstância do jogador o fez perder espaço e confiança sob o comando de Ramón Díaz. Contudo, o titular absoluto da posição, Rodrigo Garro, também se machucou e passa por um longo período de recuperação desde a final do Paulistão. Mesmo com a vaga em aberto, Díaz preferiu apostar no jovem Breno Bidon como titular, que apesar de ter características mais atreladas às posições de primeiro e de segundo volante, contribuindo para a organização tática da equipe, a marcação defensiva e o primeiro passe da meia, adaptou-se bem a função de criar jogadas e estabelecer a ligação direta com o ataque alvinegro.
Substituto de Garro
Após a vitória contra o Internacional, no sábado, Dorival Júnior reafirmou o potencial de Coronado e celebrou o gol do meia. “Benefício para todos nós, benefício para o Corinthians, benefício a ele que está trabalhando, se dedicando, apenas pontuei a ele que eu quero ver o Coronado que eu já vi em outros momentos, ainda mais ativo, participando, se expondo muito mais, porque ele tem potencial para isso”, disse o técnico em entrevista coletiva após o jogo.
Dorival Júnior deixou claro em sua chegada ao Corinthians que conta com o meia como parte de seu planejamento para a equipe e que quer recuperá-lo, pois acredita no talento e na determinação do jogador. O técnico não descartou a possibilidade de usar Garro e Coronado juntos no time titular, mas por ora, uma opção interessante seria a substituição do meia argentino enquanto ele se recupera da lesão.

Na partida contra o Internacional, Dorival usou três volantes no meio-campo - José Martinez, Raniele e André Carillo - na formação de 4-4-2. Com as substituições, Coronado entrou no lugar de Raniele e trouxe mais ofensividade para a equipe, que buscava a virada. Já na vitória por 1 a 0 contra o Novorizontino, o treinador usou uma escalação alternativa, usando Bidon como meia ofensivo.
Partida contra o América de Cali
Na quarta rodada da Copa Sul-Americana, o Corinthians enfrenta o América de Cali buscando os três pontos. Dorival Júnior pode mais uma vez variar a escalação e usar novas opções para o meio campo. Coronado está a disposição do treinador e após o bom desempenho pode se tornar um atleta mais visado. O departamento médico do Corinthians conta com dois jogadores: Rodrigo Garro, que permanece em recuperação da tendinopatia patelar no joelho direito e Gustavo Henrique, em processo pós-operatório depois de passar por uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal na sexta-feira (2). O lateral Fabrizio Angileri deve retornar ao time após ser preservado contra o Internacional no final de semana.
*Sob supervisão de Camila Juliotti