Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Times visitantes têm menor número de vitórias no início do Brasileirão desde 2015

Comparação com temporadas anteriores expõe uma queda contínua no rendimento dos clubes que jogam fora de casa

Futebol|Do R7

Flamengo, que bateu Vitória e Grêmio, é o clube com mais vitórias fora de casa Gilvan de Souza/Flamengo

Com apenas três vitórias de times visitantes nos 30 primeiros jogos, o Brasileirão deste ano registra o pior desempenho de clubes fora de casa nas três rodadas iniciais em uma década. O número só não é o menor da série histórica recente porque, em 2015, houve duas vitórias.

Os visitantes vencedores ficaram a cargo do Flamengo, que bateu Vitória e Grêmio, além do Palmeiras, que venceu o Sport fora de casa.

A comparação com temporadas anteriores expõe uma queda contínua no rendimento dos visitantes: em 2022, por exemplo, foram nove vitórias nos três primeiros jogos de cada clube, o equivalente a 30% dos resultados. Desde então, esse percentual caiu ano após ano.

Leia mais:

Desempenho fora de casa nas três primeiras rodadas:


- 2022: 9 vitórias

- 2023: 8 vitórias


- 2021: 8 vitórias

- 2017: 7 vitórias


- 2020 e 2019: 6 vitórias

- 2024: 5 vitórias

- 2018 e 2016: 4 vitórias

- 2025: 3 vitórias

- 2015: 2 vitórias

A performance ruim dos visitantes chama ainda mais atenção pelo histórico recente do torneio. Desde 2015, em 9 das 10 edições do Brasileirão, o time que mais pontuou como visitante terminou como campeão, o que reforça a importância de ser eficiente longe de casa.

A única exceção nesse período foi o Palmeiras, em 2023. Mesmo sendo apenas o sexto melhor visitante daquele campeonato, com 26 pontos fora de casa, o time paulista ergueu a taça, superando rivais como Flamengo (31 pontos fora), Atlético-MG (30), Cuiabá (28), Botafogo e Cruzeiro (27). Na mesma temporada, o Flamengo, o melhor visitante, terminou apenas na quarta posição, com 66 pontos, quatro a menos que o campeão.

Risco de estagnação

A dificuldade dos clubes em pontuar fora de seus domínios neste início de campeonato pode indicar um cenário mais conservador ou desafiador para times que tradicionalmente constroem campanhas com bom desempenho como visitantes. Ao mesmo tempo, reforça o valor do mando de campo nas primeiras rodadas da competição.

Se a tendência se mantiver, o Brasileirão 2025 pode se tornar um ponto fora da curva e uma advertência para clubes que querem brigar pelo título, mas ainda não mostraram força longe de casa. Afinal, no Brasileirão, quem manda fora, manda no campeonato.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.