Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Times que subiram da Série B caíram em quatro das últimas cinco edições do Brasileirão

Após conquistarem o acesso em 2024, Santos e Sport são os últimos colocados na tabela e fortes candidatos ao rebaixamento

Futebol|Do R7

Santos é vice-lanterna e é um dos candidatos ao rebaixamento Raul Baretta/Santos - 04.05.2025

Lanterna e vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, Sport e Santos correm sérios riscos de voltar a Série B um ano depois de conquistarem o acesso à elite do futebol nacional. Em quatro das últimas cinco edições do Brasileirão, pelo menos um time que subiu de divisão voltou a cair no ano seguinte. Em 2025, tanto o Peixe quanto o Leão vivem drama e são fortes candidatos ao rebaixamento.

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, após sete rodadas disputadas, Santos e Sport têm apenas quatro e dois pontos, e ocupam a 19ª e 20ª colocação na tabela de classificação, respectivamente. Na última rodada, o Peixe perdeu para o Grêmio por 1 a 0, na arena gremista, enquanto o Leão foi superado por 2 a 1 pelo Fluminense, no Maracanã.

Leia mais

Considerando as últimas cinco edições do Brasileirão, apenas em 2023 que nenhum dos times que conquistou o acesso no ano anterior voltou a Série B. Em todos os outros anos, pelo menos um time que retornou a Série A acabou sendo rebaixado novamente.

Sobe e desce

Em 2019, RB Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético-GO voltaram para a primeira divisão. No ano seguinte, o Coxa terminou o Brasileirão na vice-lanterna da competição e retornou para a Série B, junto de Vasco, Goiás e Botafogo.


Já em 2020, Chapecoense, América-MG, Juventude e Cuiabá conquistaram o acesso, com a Chape sendo campeã da Série B naquela edição. Um ano depois, o time catarinense foi o último colocado na elite do futebol nacional e acabou sendo rebaixado ao lado de Sport, Bahia e Grêmio.

Em 2021, Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí subiram de divisão, mas o Avaí acabou caindo novamente para a segunda divisão no ano seguinte, junto de Ceará, Atlético-GO e Juventude.


Já em 2022, Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco conquistaram o acesso, mas nenhum dos quatro clubes foi rebaixado no Brasileirão de 2023. Naquele ano, os times que caíram foram Santos, Goiás, Coritiba e América-MG.

Em 2024, o Santos foi campeão da segundona e subiu de divisão ao lado de Mirassol, Sport e Ceará. E, pelo menos até as sete rodadas do Brasileirão já disputadas até aqui, tanto Peixe quanto o Leão são fortes candidatos a briga contra o descenso. Enquanto isso, o Mirassol é o 15º colocado, e o Vozão ocupa a sétima colocação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.