Thiago Silva pode voltar à seleção brasileira aos 40 anos?
Zagueiro não atua pelo Brasil desde a Copa do Mundo de 2022, mas bom desempenho pode trazê-lo de volta
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Herói da classificação do Fluminense para as semifinais da Copa do Brasil, Thiago Silva admitiu que tem o desejo de voltar à seleção brasileira após quase quatro anos sem ser convocado. A última vez que o zagueiro vestiu a amarelinha foi no Mundial de 2022 como titular e capitão da equipe.
Às vésperas de completar 41 anos no dia 22 de setembro, o atleta diz se sentir bem fisicamente e mostra isso em campo. São 30 jogos pelo Fluminense em 2025, incluindo a participação decisiva no Mundial de Clubes, que terminou com uma campanha histórica do Tricolor das Laranjeiras.
Jogando até os 90 minutos na maioria das partidas, o zagueiro recuperou a confiança como pilar defensivo do time de Renato Gaúcho.
“Nunca fechei a porta para a seleção e nunca fecharei. Se o professor Ancelotti, que me conhece bem, quiser contar comigo, pode ter certeza que estarei à disposição. Caso não, já fiz meu papel, entreguei o máximo possível, estou muito tranquilo em relação a isso”, disse Thiago Silva após a vitória sobre o Bahia por 2 a 0.
Thiago Silva teve três lesões em 2025
Apesar da consistência e do bom desempenho, Thiago Silva estava lesionado no período da última convocação de Carlo Ancelotti, o que foi um fator decisivo para o técnico italiano não o cogitar na lista. Durante entrevista coletiva, o treinador afirmou que o principal critério para convocar um atleta é que o jogador esteja 100% fisicamente.
O zagueiro já ficou fora dos gramados por 80 dias devido a três lesões musculares em 2025. Após a vitória sobre o Bahia por 2 a 0 na volta das quartas da Copa do Brasil, Thiago Silva confessou que precisou tomar uma injeção intramuscular no pescoço para conseguir jogar. O zagueiro sofreu com um torcicolo na noite anterior à decisão.
Zagueiro tem experiência com Ancelotti
Thiago Silva já trabalhou com Ancelotti em dois clubes diferentes durante passagem pela Europa. Tanto no Milan quanto no PSG, o zagueiro foi titular sob comando do italiano. Ele chegou a celebrar nas redes sociais o anúncio da contratação do treinador pela CBF.
“É um paizão, que, ao mesmo tempo, te cobra, dá dura. Estou muito esperançoso que a gente possa voltar a ser protagonista novamente”, disse Thiago Silva.
A relação próxima com Ancelotti pode ser peça-chave para o retorno do zagueiro à seleção, considerando ainda que o italiano convocou muitos atletas conhecidos na primeira lista. Porém, durante a última rodada das Eliminatórias, o italiano preferiu preservar a escolha por jogadores desconhecidos.
Mais de 100 jogos pela seleção
Thiago Silva tem uma longa história com a seleção brasileira, que começou em 2008, quando o zagueiro despontava pelo Fluminense e começava a chamar a atenção do mundo. São 113 jogos com a camisa da amarelinha, quatro convocações para disputar a Copa do Mundo, três Mundiais jogados como titular e dois títulos conquistados.
O zagueiro participou das vitórias da Copa América de 2019 e a Copa das Confederações de 2013.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp