Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

The Best: indicados, categorias e tudo sobre o prêmio da Fifa

Neymar concorre com Messi e CR7 pelo prêmio de melhor jogador

Futebol|Dado Abreu, do R7

Jogador mais caro da história, Neymar disputa nesta segunda-feira (23) o prêmio The Best, concedido pela Fifa ao melhor jogador do mundo. O brasileiro, que deixou o Barcelona para ser o protagonista do Paris Saint-Germain, concorre com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, donos da festa desde 2008.

Desde a edição do ano passado, a Fifa fez mudanças importantes na escolha dos vencedores. O acordo com a revista France Football terminou e assim o termo “Bola de Ouro” deixou de ser usado. Além disso, a entidade abriu a votação para os torcedores, pela internet.

No entanto, o que não mudou foi a dupla de finalistas. Na última década, o prêmio de melhor jogador do planeta tem sido dominado por Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino ganhou todas as edições do troféu entre 2009 e 2012, além de 2015. Já o português ficou com os troféus de 2008, 2013, 2014 e 2016.

Desta vez, Cristiano Ronaldo é o favorito depois das conquistas da Liga dos Campeões da Uefa, do Mundial Interclubes e do Campeonato Espanhol. O português poderá se igualar a Messi em troféus individuais e colocar um fim à hegemonia do argentino. A Neymar, somente um título relevante pelo PSG e ou pela seleção brasileira o colocará como concorrente, de fato, na disputa.

Publicidade

Finalistas

Melhor jogador

Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid)

Publicidade

Lionel Messi (Argentina/Barcelona)

Neymar (Brasil/Barcelona/Paris Saint-Germain)

Publicidade

Melhor jogadora

Deyna Castellanos (Venezuela/Santa Clarita Blue Heat/Florida State Seminoles)

Carli Lloyd (EUA/Houston Dash/Manchester City)

Lieke Martens (Holanda/Barcelona)

Melhor técnico

Massimiliano Allegri (Juventus)

Antonio Conte (Chelsea)

Zinedine Zidane (Real Madrid)

Melhor técnico de equipe feminina

Nils Nielsen (Dinamarca)

Gerard Precheur (Lyon)

Sarina Wiegman (Holanda)

Goleiro

Gianluigi Buffon (Itália/Juventus)

Keylor Navas (Costa Rica/Real Madrid)

Manuel Neuer (Alemanha/Bayern de Munique)

Prêmio Puskas (gol mais bonito)

Deyna Castellanos (Venezuela Sub-17)

Olivier Giroud (Arsenal)

Oscarine Masuluke (Baroka)

Melhor torcida

Borussia Dortmund

Celtic

Copenhague

FIFPro World XI

Além dos prêmios individuais, a Fifa anunciará na cerimônia a seleção com os 11 melhores jogadores do mundo no último ano. Cerca de 25 mil jogadores profissionais votaram escolhendo o melhor goleiro, quatro defensores, três meio-campistas e três atacantes.

Neymar e outros sete brasileiros estão entre os 55 nomeados que concorrem por um lugar nesse time. São eles: Daniel Alves, Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, Marcelo e Casemiro, do Real Madrid, David Luiz, do Chelsea, e Philippe Coutinho, do Liverpool.

Fifa lembra atributos de Neymar em apresentação

Neymar começou o ano ajudando a seleção a se tornar a primeira equipe a se classificar para a Copa do Mundo da Rússia. Ele foi também decisivo para o Barcelona na última temporada, muito embora sua marca de 20 gols tenha sido inferior aos 31 da temporada anterior e aos 39 da outra. Em contrapartida, anotou um recorde de assistências: 21. O brasileiro foi também um dos heróis da famosa "remontada" contra o PSG nas quartas de final da Liga dos Campeões, contribuindo com dois gols e uma assistência num jogo de volta inesquecível - disse a Fifa, ao apresentar sua escolha pelo brasileiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.