Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tensão na Catalunha faz Barcelona e Las Palmas jogarem sem torcida

Time ameaçou não ir a campo, mas terá portões fechados no Camp Nou

Futebol|Do R7, com Agência Estado

Camp Nou terá Barcelona x Las Palmas sem público neste domingo
Camp Nou terá Barcelona x Las Palmas sem público neste domingo Camp Nou terá Barcelona x Las Palmas sem público neste domingo

Barcelona vive dias de muita tensão. Entre protestos e repressão policial, os cidadãos da Catalunha votam a independência da região em relação à Espanha neste domingo (1). O jogo entre o time de Messi e o Las Palmas, marcado para acontecer hoje, acontecerá sem torcida. O Barça ameaçou não entrar em campo, mas por medo de perder seis pontos, decidiu apenas fechar os portões do estádio Camp Nou.

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

A confusão começou cedo, horas antes do pontapé inicial da partida, marcada para as 11h15 (de Brasília). O Barcelona havia entrado em contato com as autoridades para pedir o adiamento do duelo por falta de segurança. Entretanto, a Federação Espanhola e La Liga, que organiza a competição, recusaram o pedido e ameaçaram punir o clube com derrota por W.O. Se isso acontecesse, a equipe de Messi perderia seis pontos na tabela de classificação.

O Las Palmas não gostou muito da ideia de adiar a partida. O clube fez um pedido à Federação Espanhola para atuar com a bandeira da Espanha na camisa, demonstrando ser a favor da união do País, e foi atendido. Em seguida, a direção do Barcelona decidiu cancelar a tradicional refeição com os dirigentes do time adversário que antecede todos os jogos. 

Publicidade
Torcedores do Barcelona na porta do Camp Nou
Torcedores do Barcelona na porta do Camp Nou Torcedores do Barcelona na porta do Camp Nou

A polêmica foi crescendo e a falta de informações deixou os torcedores inquietos. Milhares de fãs chegaram ao estádio e encontraram os portões fechados. Sem saber se a partida aconteceria ou não, o público foi se aglomerando na frente do Camp Nou. 

Segundo o "Marca", alguns jogadores do Barça, como o zagueiro Piqué, não queriam entrar em campo, enquanto uma outra parcela defendia que a partida acontecesse normalmente. Por fim, o clube emitiu um comunicado no qual oficializa a decisão de que o jogo acontecerá, mas sem a presença da torcida.

Publicidade

Neste domingo acontece o plebiscito sobre a independência da Catalunha. O governo espanhol não reconhece a votação e a desavença tem provocado incidentes na cidade desde o início da manhã. Houve confronto entre manifestantes e policiais em diversos locais.

O governo catalão fala em mais de 300 feridos. Os choques aconteceram em razão da intervenção da Guarda Civil e da Polícia Nacional enviada por Madri para impedir a abertura das seções eleitorais organizadas pelo governo regional catalão.

Publicidade

A diretoria do Barcelona divulgou uma nota para informar sobre a decisão atípica e demonstrou explicitamente estar contrariada de entrar em campo. Também se posicionou a favor do plebiscito e contra a violência policial.

O Barcelona joga para seguir na liderança do Campeonato Espanhol. Messi e Paulinho estão confirmados entre os titulares, do lado catalão, e Calleri será o centroavante do Las Palmas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.