Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Saudades, corintiano? Sylvinho faz sucesso treinando seleção na Europa

Sob o comando do brasileiro, Albânia lidera grupo das eliminatórias da Eurocopa; torcedores, dirigentes e ex-jogadores são apenas elogios ao treinador

Futebol|Do R7


Sylvinho durante jogo da seleção albanesa
Sylvinho durante jogo da seleção albanesa

Em fevereiro de 2022, Sylvinho, então treinador do Corinthians, não resistiu à pressão após uma derrota para o Santos, no campeonato paulista, e foi demitido, após nove meses no comando do clube.

A última imagem de Sylvinho sob o comando corintiano foi traumática. Ele foi duramente hostilizado antes, durante e após a partida, já que não contava com apoio da torcida.

Em janeiro deste ano, após um hiato de quase 11 meses sem assumir trabalhos, causou surpresa ao ser anunciado como novo técnico da seleção da Albânia.

Com pouca tradição no cenário internacional, esta pequena república na região dos Bálcãs, na Europa, escolheu o brasileiro para sonhar com voos mais altos.

Publicidade

Em apenas na 62ª colocação no ranking da Fifa, as Águias, como são conhecidas, jamais se classificaram para a Copa do Mundo, e tem apenas uma participação na Eurocopa, em 2016.

A escolha parecia ilógica, havia a barreira da língua, e a dificuldade de competir em um cenário com outras potências do velho continente, mas Sylvinho e seu grupo de jogadores, contra todos os prognósticos, se tornaram uma das sensações das eliminatórias da Eurocopa.

Publicidade
Jogadores celebram com os

os torcedores após vitória sobre a Polônia
Jogadores celebram com os os torcedores após vitória sobre a Polônia

Após as cinco primeiras rodadas, a Albânia lidera o grupo E com 10 pontos, a frente da República Tcheca, Moldávia, Polônia e Ilhas Faroe.

Na última partida, contra a Polônia, do atacante Robert Lewandowski, os albaneses venceram por 2 a 0. Os mais de 20 mil torcedores presentes que lotaram o Air Albania Stadium, em Tirana, capital do país, fizeram uma festa espetacular para comemorar a "zebra".

Publicidade

"Estou muito feliz por podermos proporcionar essa felicidade ao povo albanês. Faltam três finais e seguiremos trabalhando com seriedade, coração e alma para buscar conquistarmos nosso objetivo final. Vamos, Albânia!", escreveu o treinador brasileiro nas redes sociais após o triunfo.

Em sua comissão técnica, o ex-lateral esquerdo conta com o apoio de Doriva, ex-jogador, que também trabalhou com Sylvinho no Corinthians, e do argentino Pablo Zabaleta, que jogou ao lado do brasileiro no Manchester City.

Apesar da passagem ainda curta, o treinador parece ter conquistado o carinho dos fãs, da imprensa local e principalmente da federação local. Os comentários escritos em albanês não mentem que os torcedores aprovam Sylvinho. 

"Mesmo aqueles que são os maiores críticos do futebol albanês têm opiniões positivas sobre Sylvinho. Isso graças à sua dedicação, ao seu trabalho e a equipe. Acho que atiramos, não por acaso, mas fizemos a escolha certa", declarou Armand Duka, presidente da federação albanesa de futebol, à imprensa local, na semana passada.

Uma das lendas do futebol do país, Sokol Kushta, que jogou pela seleção na década de 90, não poupou elogios ao treinador, e afirmou que graças a ele, este é o melhor time da história do país.

"Acreditei no Silvinho desde os primeiros momentos, por uma razão, que este homem veio como trabalhador, como cidadão albanês, como um homem que ama o país, que lhe deu a oportunidade de expressar o seu potencial profissional. Sylvinho mostrou que o treinador pode fazer história quando não vem só pelo dinheiro. Acredito que esta é a melhor Seleção Nacional de todos os tempos. Por que eu digo isso? Porque a seleção nacional nunca disputou 4 jogos dignos consecutivos", afirmou o ex-atleta.

Nas redes sociais, a maioria esmagadora dos comentários em albanês feitos por locais também demonstram apoio ao treinador, que após passagens abaixo do esperado pelo Lyon, da França, em que foi demitido após apenas 11 partidas do campeonato francês, e pelo Corinthians, vive o melhor momento da carreira.

Corinthians recebe mais de R$ 210 milhões em transferências na temporada; veja todas elas

" gallery_id="64f62e521df97be22800104b" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/sylvinho-ex-corinthians-tecnico-da-albania-21092023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.