Futebol 'Suárezmania': uruguaio faz Grêmio bombar nas redes sociais e leva milhares para o estádio

'Suárezmania': uruguaio faz Grêmio bombar nas redes sociais e leva milhares para o estádio

Tricolor gaúcho adota estratégias para aumentar lucro; chegada de Luisito Suárez é 'trunfo' para o marketing do clube

  • Futebol | Gabriel Herbelha, do R7

Resumindo a Notícia
  • Grêmio aplica estratégias de marketing com a chegada de Luis Suárez ao clube

  • Clube adotou meta ousada para sócios torcedores e criou produtos exclusivos

  • Tricolor gaúcho colocou 100 mil torcedores nas três primeiras aparições do uruguaio

  • Suárez fez seis gols nas cinco primeiras partidas pelo Grêmio

Logo na estreia, Luisito marcou três gols, pela final da Recopa Gaúcha

Logo na estreia, Luisito marcou três gols, pela final da Recopa Gaúcha

Silvio Avila/AFP - 17.01.2023

No último dia de 2022, o Grêmio anunciou uma das maiores contratações da história do clube, e também uma das mais relevantes desta janela de transferências do futebol mundial.

O centroavante uruguaio Luis Suárez, de 35 anos, assinou com o clube gaúcho por duas temporadas, após passagens importantes por Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid, além da seleção uruguaia, onde é dono da marca de maior artilheiro da história da Celeste.

Além do efeito imediato em campo — seis gols e uma assistência em cinco jogos — e o título da Recopa Gaúcha, a contratação do jogador vem gerando engajamento nas redes sociais e aumento de faturamento com venda de produtos e ingressos para os jogos.

“A presença de um atleta do nível do Suárez é muito benéfica para o futebol brasileiro. O Grêmio, sendo uma marca tão popular, pode e deve trabalhar muito o marketing em cima desta contratação”, opina Rene Salviano, CEO da Heatmap.

Já Rodrigo Figliolini, consultor de mídias sociais da MVP Sports, explica que normalmente, quando um jogador do calibre de Suárez chega a um clube, os primeiros efeitos aparecem na venda de camisas e com o aumento de sócios torcedores, “o que sempre gera uma boa renda aos clubes”.

E, de fato, isso aconteceu no tricolor gaúcho.

Em apenas uma semana após o anúncio de sua chegada, o clube vendeu 2.773 camisetas com o número 9 e o nome de Suárez.

Via assessoria, o clube anunciou que a procura pela camisa excedeu o estoque disponível, o que levou ao desabastecimento das camisas gremistas nas lojas.

Para resolver a falta, a Umbro Brasil, patrocinadora de uniformes do clube gaúcho, produziu uma remessa 25% superior à demanda anual entre o final de dezembro e a primeira quinzena de janeiro. 

Sócios torcedores

undefined

Antes do anúncio do “Pistoleiro”, o Grêmio tinha cerca de 60 mil sócios torcedores em seu quadro. Segundo a última atualização divulgada pelo clube, em 3 de fevereiro, pouco mais de 30 dias do anúncio do jogador, o tricolor ganhou quase 16 mil novos sócios e chegou ao número de 77.359.

Agora, a meta do Grêmio é chegar a 100 mil sócios ainda neste ano. Atualmente, apenas quatro clubes do país alcançaram essa marca: Internacional, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians.

“O clube pode aproveitar também a imagem do Suárez para atrair patrocínios pontuais e recorrentes às suas redes sociais e nas campanhas publicitárias do clube. Em suma, estamos falando aqui de um atleta influenciador, com potencial de trazer receitas ao clube”, completa Rodrigo.

Produtos

Grêmio criou linha de produtos licenciados com o rosto e o nome do uruguaio

Grêmio criou linha de produtos licenciados com o rosto e o nome do uruguaio

Montagem R7

Além disso, o Grêmio foi rápido e fez uma seção de produtos dedicados ao craque uruguaio em sua loja oficial. Foram criados modelos de copos, camisetas, cachecóis, camisas polo, canecas e garrafas com menção ao jogador. Os preços dos itens variam de R$ 19, 90 a R$ 129, 90.

Estádio cheio

Suárez cumprimenta torcedores durante sua apresentação na Arena do Grêmio

Suárez cumprimenta torcedores durante sua apresentação na Arena do Grêmio

Diego Vara/Reuters - 04.01.2023

A presença de Suárez no elenco tricolor também foi um combustível para trazer o torcedor de volta à Arena do Grêmio.

Em apenas três oportunidades, a casa gremista recebeu mais de 100 mil torcedores. Na apresentação do jogador, 31 mil pessoas foram ao estádio. Na estreia do jogador, contra o São Luiz, pela Recopa, casa cheia, com 49 mil torcedores, e no último jogo, pelo Gauchão, contra o Brasil de Pelotas, mais de 29 mil gremistas estiveram nas arquibancadas.

"Movimentações como essas, feitas com um extraclasse como o Suárez, certamente engajam o torcedor ainda mais, pois geram interesse de toda a comunidade do futebol em geral", opina o CEO da Heatmap.

Para efeito de comparação, em 2022, o clube precisou de oito jogos para alcançar a marca de 100 mil torcedores presentes no estádio. Um crescimento considerável.

Arthur Motta, torcedor do Grêmio, fala em sentir “tremenda alegria” ao ver o jogador, considerado por ele o melhor centroavante que viu na última década do futebol mundial, vestindo a camisa do seu time de coração.

“Quando ele foi anunciado foi uma sensação muito boa, porque eu sei do tamanho do jogador, a mídia que ele atrai nacional e internacionalmente para o clube e o peso de ter um cara desse no vestiário para o resto do elenco, e eu senti que ele também abraçou a torcida”, declara.

“Se você parar para pensar, um ano atrás a nossa perspectiva era começar uma série B com um time péssimo, sabendo que ia sofrer para subir, e agora, um ano depois, estamos aqui com o Luis Suárez jogando muita bola, então tudo que esse cara traz para o time vai além do campo”, completa o empolgado torcedor.

Engajamento em alta

Se no campo ainda é cedo para cravar que a contratação foi um acerto, em relação ao engajamento, o desempenho do Grêmio usando Suárez vem sendo um sucesso.

Segundo relatório do site Deportes&Finanzas, o tricolor gaúcho foi o 13° clube com o maior número de interações no Facebook no mês de janeiro, entre os times das Américas.

Na plataforma de vídeos do TikTok, o sucesso é estrondoso. Ao todo, são mais de 30 vídeos em que Suárez é citado, que somaram 17,1 milhões de visualizações e mais de 1,5 milhão de curtidas.

Por sinal, o vídeo mais curtido da história do Grêmio no TikTok são as imagens do centroavante no centro de treinamentos pela primeira vez.

@gremio

É real, gente! 

♬ som original - Grêmio FBPA

"O Grêmio tem trabalhado bem a chegada do Suárez, pois ainda é algo recente, ele tem feito gols e a recepção de um modo geral está positiva. Mas, no futebol, tudo requer cautela, pois se trata de uma indústria muito dinâmica, em que todos os envolvidos precisam estar atentos dia após dia, especialmente com os resultados esportivos", ressalta Rene.

Neste primeiro mês de Suárez no sul do país, o clima é de lua de mel. O desempenho em campo, a recepção da torcida e as ações propostas pelo clube, tudo vem dando certo. Com um salário alto para os padrões do futebol brasileiro, o jogador precisa mostrar o seu faro de artilheiro para que, na ponta do lápis, a contratação possa ser considerada um sucesso.

Luis Suárez no Grêmio! Relembre 7 jogadores renomados que atuaram no Brasil

Últimas