Sindicato pode paralisar Campeonato Paulista por descumprimento de regra
FPF prevê punição aos clubes que não horarem com os salários de jogadores, mas não cumpre
Futebol|Do R7

O Paulistão mal começou e já corre riscos de ser paralisado. O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp) solicitou a inatividade de todas as competições realizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), pelo fato da entidade não cumprir com a regra que determina punição para os clubes que não honrarem com os salários dos jogadores.
Após fracasso do Audax, clubes paulistas desistem de ingressos caros
Dona da Crefisa aluga casa perto do estádio e intensifica campanha no Palmeiras
De Profeta a mercenário, torcida do São Paulo critica ida de Hernanes para China
Implantada desde 2012, a norma está sendo descumprida, segunda os relatados da Sapesp. Segundo o sindicato, o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) está ignorando os casos. De acordo com os atletas, na última temporada o Batatais ficou quatro meses sem arcar com os pagamentos dos atletas e chegou até a semifinal do Campeonato Paulista da Série A2.
Ascendente nesta temporada, o Santo André também atrasou salários e mesmo assim conquistou o título da segunda divisão estadual. Caso a regra, incorporada ao regulamento oficial da FPF, fosse realmente cumprida, os dois clubes não poderiam atuar nas fases finais da competição.
O sindicado dos jogadores notificou a Federação Paulista, mas obteve uma resposta com atraso e com esclarecimentos que não condizem com a realidade. O Sapesp também tentou comunicar o TJD, mas não teve resposta.
Atualmente o caso está no Tribunal, no entanto, a audiência para julgar os ocorridos está marcada apenas para 9 de março, enquanto os torneios profissionais do estado estarão com a primeira fase em andamento. Enquanto a justiça não dá o veredito, os campeonatos continuam com a bola rolando.
Em nota oficial, o presidente Rinaldo Martorelli explicou os motivos da solicitação para levar o caso o Tribunal e afirmou que os jogadores não querem a paralisação dos campeonatos, mas esperam resolver o quanto antes os problemas e que realmente haja o comprimento da regra.
“Evidente que não queríamos solicitar a paralisação dos campeonatos, mas com base na experiência que adquirimos vimos que as grandes transformações que resultaram nas melhorias desenvolvidas no futebol têm por base dois pilares: um, a iniciativa sempre foi do Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo, nunca dos dirigentes; e, dois, sempre através de ações judiciais, nunca em razão de negociações inteligentes, mesmo que tentássemos essa via de condução, porque a mentalidade reinante é por demais arcaica, aquela que tem sempre por base o próprio umbigo, assim, não nos restou outra opção”, declarou em nota.
O Campeonato Paulista teve seu início na última sexta-feira (3), com o jogo entre Santos e Linense, na Vila Belmiro. Nesta edição, apenas 16 equipes estão na Série A-1 do Estadual. Repetindo a fórmula das última temporadas, os clubes foram divididos em...
O Campeonato Paulista teve seu início na última sexta-feira (3), com o jogo entre Santos e Linense, na Vila Belmiro. Nesta edição, apenas 16 equipes estão na Série A-1 do Estadual. Repetindo a fórmula das última temporadas, os clubes foram divididos em quatro grupos e enfrentarão apenas as equipes de chaves diferentes. Os dois melhores classificados de cada grupo se encaram pelas quartas de final da competição EsportesR7 agora também no YouTube. Inscreva-se
Por conta da Copa do Brasil a Série A1 e A2 do Campeonato Paulista terá rodada apenas no final de semana, enquanto a Série A3 receberá jogos entre terça e quinta-feira.