Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Séries A, B, C e D: veja quem caiu e quem subiu no Brasileirão 2021

Última rodada confirmou em qual divisão estará cada time que disputará os torneios nacionais na próxima temporada

Futebol|Felippe Scozzafave, do R7

Diego Souza bem que tentou, mas não evitou o rebaixamento do Grêmio
Diego Souza bem que tentou, mas não evitou o rebaixamento do Grêmio Diego Souza bem que tentou, mas não evitou o rebaixamento do Grêmio

A Série A do Campeonato Brasileiro chegou ao fim nesta quinta-feira (9), com emoção até os minutos finais. Com o rebaixamento confirmado de Grêmio e Bahia, definido só nos últimos minutos, foram conhecidos os times que disputarão cada uma das quatro divisões do futebol nacional em 2022.

Na contramão da tristeza dos que caíram, há também os que subiram de divisão. Fique por dentro dos acessos e descensos pelo país.

Série A

Na elite do futebol nacional, se o Atlético-MG encerrou um jejum de 50 anos e se tornou bicampeão, os dois Tricolores, Grêmio e Bahia, também campeões nacionais, não evitaram a queda e se juntaram ao Sport e à Chapecoense.

Em seus lugares em 2022, todos velhos conhecidos. Dos novos participantes, três deles estavam entre os rebaixados em 2020: Botafogo, Goiás e Coritiba. Apenas o Vasco, que caiu no mesmo ano, não confirmou seu retorno. Quem ficou com a vaga foi o Avaí.

Publicidade

Série B

Assim como na Série A, a Série B conheceu seu campeão com antecedência, mas só teve suas últimas definições na última rodada, com o gol de acesso do Avaí saindo apenas no fim do segundo tempo em duelo com o Sampaio Corrêa. Os outros três times já estavam garantidos na elite em 2022.

Na outra parte da tabela, a rodada final decretou a queda dos tradicionais Vitória e Remo, que se juntaram a Confiança e Brasil de Pelotas. Todos eles disputarão a Série C, enquanto Ituano, Tombense, Novorizontino e Criciúma subiram para a B.

Publicidade

Série C

A "Terceirona" também é disputada por 20 clubes, mas de uma forma diferente do que ocorre nas duas primeiras divisões. Os times são separados em grupos. Os primeiros colocados se classificam e disputam um mata-mata, que na atual temporada consagrou o Ituano como o grande campeão.

Os times que foram rebaixados da Série B se juntam a outras 16 equipes. Dos 20 competidores, nove pertencem à região Nordeste.

Publicidade

Série D

Maior das divisões do futebol brasileiro, a Série D atualmente é disputada por 68 clubes, definidos pelos estaduais. Em 2021, o título ficou com a Aparecidense, que se tornou o primeiro time do Centro-Oeste a conquistar a competição.

O Campinense, vice-campeão, também subiu, assim como Atlético-CE e ABC-RN.

Campeões, Grêmio e Bahia sobem em ranking dos mais rebaixados

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.