Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Será oportuno saber se Renato anotou a placa no massacre do Fla

Em novo baile tático promovido por Jesus, Fla faz picadinho do Grêmio, goleia por 5 a 0 e completa dez gols nos dois jogos contra rival para ter seis válidos

Futebol|Eduardo Marini, do R7

Jesus e Flamengo impuseram humilhação histórica ao Grêmio no Maracanã
Jesus e Flamengo impuseram humilhação histórica ao Grêmio no Maracanã

Flamengo cinco, Grêmio zero no Maracanã. O rubro-negro faz picadinho do Imortal e se classificou para a final da Libertadores, contra o River Plate, no próximo dia 23 de novembro.

Um massacre histórico. Uma imposição humilhante de um time e de um técnico, o português Jorge Jesus, sobre outro, Renato Gaúcho, a rigor adiada desde o dia 3 de novembro, quando o empate em 1 a 1 ficou extremamente barato para o time gaúcho.

É gratificante para quem gosta de bola ver um time no auge da confiança em seu talento, como o Flamengo, impor seu jogo num rolo compressor, ignorar e passar por cima de adversários de vários quilates, histórias e níveis de imposição de respeito.

O Flamengo não meteu um pacote de gols numa galinha morta. Com autoridade absoluta, atropelou o time que, com ele, forma a dupla dona do futebol tido como o melhor do Brasil na atualidade. Um Grêmio tricampeão da Libertadores, dirigido por Renato Gaúcho, o técnico cotado para substituir Tite no comando da Seleção.


Leia também

Após tomar um baile do português Jorge Jesus em Porto Alegre, no último dia 2 de outubro, quando o Flamengo, apesar do empate em 1 a 1, fez quatro gols para ter um válido, Renato Gaúcho colocou seu time com uma marcação alta e muito bem distribuída no primeiro.

Era uma tentativa de matar o Flamengo com um dos principais venenos utilizados pelo rubro negro para aniquilar seus adversários: a marcação sob pressão desde o campo adversário. Funcionou muito bem nos primeiros 25 minutos, chegou a apertar o Flamengo em seu campo de defesa em alguns momentos, mas durou exatamente até o primeiro gol, aos 41 minutos da etapa inicial.


A partir daí o Grêmio desandou. Ou melhor: foi amassado, moído em termos técnicos e táticos pelo futebol envolvente e extremamente bem treinado dos craques do Flamengo. A superioridade rubro-negra foi tamanha que leva a questionar se a atual proximidade técnica entre os dos dois times, e entre Renato e Jorge Jesus, é de fato a que a maioria dos comentaristas vem pregando nos últimos meses.

O Flamengo fez dez gols – isso: dez – nas duas partidas contra o Grêmio pela Libertadores (quatro em Porto Alegre e seis no Rio) para ter seis deles validados.


Lembrar dos gols anulados não é nenhuma ação de chororô, mas outro elemento para mostrar a distância planetária que separou os dois times nessa semifinal. Uma dezena de gols marcados em duas partidas.

Não foi o massacre imposto por um time em função da debilidade do outro. Foi um aniquilamento promovido por uma equipe que tem cada vez mais segurança de ter capacidade e preparo superiores.

Jorge Jesus, o Mister, colocou no bolso Renato e suas provocações provincianas. Enquanto Renato matraqueava, tentando disfarçar mas na prática explicitando seu temor de viver o que acabou vivendo, JJ fugia do jus chorandis e esperneandis proposto pelo rival, recuperava seus jogadores e os preparava para executar seus comandos nos jogos.

A exibição de gala do Flamengo traz segurança para a final contra o River Plate, no próximo dia 23 de novembro, no Estádio Nacional de Santiago. Pode não vencer, mesmo porque o River, atual campeão da Libertadores, fará a terceira final do torneio nos últimos cinco anos com todas as condições técnicas e psicológicas para mais uma conquista. Mas será, sem dúvida, um grande duelo. A ver.

Quanto a Renato e ao presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior, dois amantes de papo diversionista, resta a curiosidade de saber se houve tempo de anotar a placa.

Será interessante e divertido acompanhar os discursos da dupla nos próximos dias.

Veja os memes da goleada do Flamengo sobre o Grêmio

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.