Sem brasileiros, veja os indicados ao prêmio de melhor goleiro do ano
Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City, ficaram de fora da lista final divulgada pela Fifa nesta quarta-feira
Futebol|Do R7
A Fifa divulgou nesta quarta-feira (5) os finalistas aos prêmios de melhores goleiros das categorias feminina e masculina. O resultado, na premiação chamada Fifa The Best, será anunciado em cerimônia virtual que será transmitida direto da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, no próximo dia 17.
Sem os brasileiros Alisson, do Liverpool, presente na lista inicial e vencedor em 2019, e Ederson, campeão inglês com o Manchester City, quem disputará o prêmio de melhor goleiro são o italiano Gianluigi Donnarumma, campeão da Eurocopa e atualmente jogador do Paris Saint-Germain; o campeão da Liga dos Campeões da Europa pelo Chelsea, Édouard Mendy; e, por fim, o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique.
Para melhor goleira, as três finalistas são a alemã Ann-Katrin Berger, que hoje atua no Chelsea; a chilena Christiane Endler, do Lyon; e Stephanie Lynn Marie Labbé, do Paris Saint-Germain e campeã olímpica pelo Canadá em Tóquio-2020.
Nesta quinta-feira (6), a Fifa anunciará os finalistas para melhor técnica e melhor técnico. Por fim, na sexta (7), através de um evento online com Kristine Lilly e Sami Khedira, a entidade divulgará os candidatos aos prêmios de melhor jogadora e melhor jogador.
O anúncio dos finalistas começou na última terça-feira (4) com os três finalistas ao Prêmio Puskás de gol mais bonito de 2021. Os concorrentes são o meia Schick, da República Checa, pelo gol do meio de campo que anotou no duelo contra a Escócia, em 14 de junho do ano passado, pela Eurocopa; Taremi, iraniano do Porto, pelo gol de bicicleta no jogo contra o Chelsea, pela volta das quartas de final da Liga dos Campeões 2020-2021; e Lamela, argentino do Tottenham, pelo gol de letra no clássico contra o Arsenal, em março de 2021, pelo Campeonato Inglês.
Os três gols finalistas foram definidos após uma votação feita pelo Fifa Legends (ícones do futebol, entre ex-jogadores e técnicos) e fãs registrados em enquete aberta no site do The Best, que escolheram entre 11 pinturas previamente definidas pela entidade (nenhum brasileiro foi relacionado).
Mercado da bola: confira as negociações do seu clube para 2022