Seleção masculina da Espanha critica 'comportamentos inaceitáveis' de Rubiales
Grupo de jogadores expressou solidariedade ao time feminino; Fifa suspendeu presidente da federação por 90 dias
Futebol|Do R7
A seleção masculina da Espanha se pronunciou contra o "comportamento inaceitável" do presidente da federação de futebol, Luis Rubiales, nesta segunda-feira (4).
Em comunicado feito pelos jogadores convocados pelo técnico Luis de La Fuente, o grupo expressa solidariedade a seleção feminina.
"Queremos rechaçar o que consideramos comportamentos inaceitáveis por parte do Sr. Rubiales, que não esteve a altura da instituição que representa. Nos situamos de maneira firme e claro do lado dos valores que o esporte representa. O futebol espanhol deve ser um motor de respeito, inspiração, inclusão, diversidade e deve dar o exemplo em suas condutas dentro e fora de campo", declarou o atacante Álvaro Morata, porta-voz do grupo de jogadores, que leu a carta durante uma entrevista coletiva.
"Queremos lamentar e expressar nossa solidariedade com as jogadoras que tiveram seu exito manchado", completa.
Na final da Copa feminina, o título espanhol sobre a Inglaterra acabou sendo ofuscado pelas posturas de Rubiales no Accor Stadium, palco da decisão.
Nas tribunas do estádio, o mandatário foi flagrado segurando as partes íntimas, durante a celebração, ao lado de mulheres da realeza espanhola. No pódio, Rubiales deu um beijo sem consentimento na jogadora Jenni Hermoso.
O caso gerou uma erupção na Espanha, e apesar da enorme pressão para que ele renunciasse ao cargo, Rubiales rechaçou essa possibilidade.
Na semana passada, a Fifa anunciou a suspensão do presidente da RFEF por um período inicial de 90 dias. Durante este intervalo, em que ele será alvo de processo disciplinar, não poderá ficar a frente da entidade.
O TAD (Tribunal Administrativo do Esporte da Epanha), também abriu um processo disciplinar contra Rubiales, por cometer falta grave e possível abuso de autoridade. O governo espanhol também se posicionou favorável a uma suspensão.
Em meio ao caos vivido na federação local, a Espanha joga na próxima sexta-feira (8), contra a Geórgia, em jogo válido pelas eliminatórias da Eurocopa. A Fúria é a vice-lanterna do grupo A, com apenas três pontos.
Não é só Rubiales: veja outros dirigentes que foram acusados de assédio sexual