Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seleção busca em La Paz obter recorde de pontos nas Eliminatórias

Brasil pode chegar a 45 pontos e, de quebra, assumir a liderança do ranking da Fifa caso vença a Bolívia nesta terça-feira (29)

Futebol|

Brasil pode fazer história nas Eliminatórias caso vença a Bolívia em La Paz
Brasil pode fazer história nas Eliminatórias caso vença a Bolívia em La Paz Brasil pode fazer história nas Eliminatórias caso vença a Bolívia em La Paz

Será a 3.600 m de altitude que a seleção brasileira tentará estabelecer um recorde na noite desta terça-feira (29). Se vencer a Bolívia pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil chegará a 45 pontos e alcançará a maior pontuação de uma equipe desde que o atual sistema foi implementado, na segunda metade da década de 1990.

De quebra, um triunfo diante dos bolivianos assegura o título simbólico do qualificatório ao Brasil e ainda deverá devolver a seleção ao topo do ranking da Fifa. Todos esses números atestam uma campanha quase irrepreensível da seleção na fase classificatória para a Copa do Mundo do Catar, mas o próprio técnico Tite faz questão de minimizar a importância deles.

"Ficar em primeiro no ranking [da Fifa] tem significado, sim. Mas pra mim, particularmente, [o importante] é ver de novo a equipe jogar muito bem, é de novo ela conseguir estrategicamente passar por estas adversidades, ter seu futebol representado com qualidade técnica, de posse de bola", disse o treinador ainda na Granja Comary, em Teresópolis, na última entrevista antes do jogo em La Paz.

O técnico ressaltou que o recorde de pontos, apesar de representativo, também tem pouco resultado na prática. "É pelo trabalho, consolidação. O [Marcelo] Bielsa é um cara que eu respeito pra caramba, a Argentina fez uma grande campanha [nas Eliminatórias para a Copa de 2002] e aí ela saiu na primeira fase, num pênalti cometido pelo Heinze", recordou o treinador. "É mais uma etapa de consolidação e evolução. Isso pra mim me fascina."

Publicidade

Com 42 pontos, o Brasil tem quatro a mais que os argentinos e só não assegurou o título simbólico das Eliminatórias porque a Fifa determinou que as duas seleções façam o jogo suspenso do ano passado – a data e o local ainda não foram definidos. No entanto, caso a seleção supere a Bolívia ou a Argentina tropece contra o Equador no mesmo horário, a partida que foi suspensa não teria absolutamente nenhuma influência na tabela final.

MUDANÇAS

Publicidade

Para a partida contra a Bolívia, Tite fará sete mudanças em relação ao time que goleou o Chile na quinta-feira passada (24), no Maracanã. "Não tem influência [na classificação], mas tem muita influência em termos de estratégia, naquilo que a gente pode retirar de melhor na equipe em cima das adversidades, da altitude, em cima de uma série de resultados que a gente não teve lá historicamente contra a Bolívia", considerou o técnico.

Assim, a seleção terá mudanças em quase todos os setores, à exceção do gol. A principal expectativa é pelo desempenho ofensivo, que funcionou bem no último jogo, mas desta vez não contará com Neymar e Vinicius Jr, que estão suspensos.

Veja craques do futebol mundial que já não têm mais chances de ir para a Copa do Mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.